google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

10 coisas que você precisa saber sobre diabetes



Existem diversos mitos que envolvem o diabetes e que, muitas vezes, podem acabar causando confusão e incerteza, o que não é nada bom para o tratamento, né? Pensando nisso, nós reunimos 10 coisas que você precisa saber sobre diabetes! Informação é tudo😊


1 - Educação em diabetes


A educação em diabetes é imprescindível para o tratamento e não só o paciente, como também familiares e pessoas que ele convive, precisam ser educados, já que ela ajuda a dar o suporte necessário para um bom tratamento e também auxilia na tomada de decisões baseadas em conhecimento e não em achismos.


2 - Tecnologias (bomba de insulina, sensor, pâncreas artificial)


A tecnologia ajuda e é essencial no tratamento do diabetes. Aparelhos vão desde glicosímetros, bombas de insulina e sensores, até o pâncreas artificial, que se espera que chegue ao mercado até 2022.


3 - Evitando complicações com tratamento adequado


Se o diabetes não for tratado de forma adequada, pode ocasionar diversas complicações, como neuropatia, pé diabético e retinopatia. Porém, se o paciente com diagnóstico seguir os tratamentos específicos, ele consegue levar uma vida normal e evitar tais complicações, já que elas são causadas pelo descontrole da condição.


4 - Contagem de carboidratos


A contagem de carboidratos é uma estratégia bastante benéfica para o tratamento do diabetes, pois é esse o nutriente que tem o maior efeito direto nos níveis de glicose. É sempre importante ter orientação de um nutricionista, tá?


5 - A gordura e a proteína se transformam em glicose


Embora 100% do carboidrato que ingerimos seja transformado em glicose, é importante saber também que de 35% a 60% da proteína vira glicose, entre 3 a 4 horas depois da absorção, e 10% da gordura dos alimentos também, após 5 horas, aproximadamente, da absorção.


6 - Exercício físico de alta intensidade pode aumentar a glicemia


Não é novidade que a prática de exercícios físicos de forma regular é fundamental, já que alivia o estresse, ajuda no controle da glicemia e ainda auxilia na perda de gordura corporal. Porém, é importante saber que exercícios físicos de alta intensidade aumentam a glicemia e, por isso, é necessário sempre se atentar aos níveis de glicose no sangue antes da prática das atividades.


7 - As emoções afetam o diabetes, mas não pode ser considerado diabetes emocional


As emoções positivas ou negativas que sentimos podem realmente afetar o diabetes e o controle glicêmico, porém, é importante dizer que não existe um tipo de diabetes chamado “Diabetes Emocional”. O que acontece, de fato, é que as emoções podem funcionar como um empurrão para o desencadeamento do diabetes em indivíduos com predisposição.


8 - O custo financeiro do tratamento é uma das maiores barreiras no autocuidado


O custo financeiro do tratamento do diabetes ainda é um desafio a ser vencido, já que se mostra como uma das principais barreiras para que os cuidados e o tratamento sejam realizados da maneira correta.


9 - Os glicosímetros e sensores aceitam até 20% de variação


Tanto glicosímetros quanto sensores aceitam até 20% de variação, portanto, é necessário ficar atento, pois quanto mais alta a glicemia estiver, maior será o valor da variação.


10 - Fazer uma caminhada leve durante uma hiperglicemia leve (até 250mg/dL) ajuda a diminuir os níveis de glicemia mais rápido


Atividades físicas leves e moderadas tendem a fazer a glicemia cair e, por isso, uma caminhada leve durante uma hiperglicemia também leve (até 250mg/dL) se mostra como uma ajuda interessante para a glicemia diminuir de forma mais rápida.


Chegou a estação mais quente do ano! Clica para saber quais são as nossas dicas de cuidados com o diabetes para aproveitar o verão com segurança!



FONTES:

https://www.accu-chek.com.br/exercicios-fisicos/250mgdl-ou-mais-de-glicemia-faco-ou-nao-atividade-fisica

https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/32-dr-carlos-negrato/193-esclarecimentos-quanto-a-metodologia-utilizada-nos-monitores-de-glicemia-capilar-glicosimetros-e-erros-mais-frequeentes-na-pratica-clinica

https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/a-proteina-eleva-a-glicemia

https://www.jj.com.br/jundiai/2020/11/106740-tecnologia-e-novos-insumos-auxiliam-no-tratamento-da-diabetes.html

https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-diabetes/


144 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram