f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Lipohipertrofia por insulina. O que é isso?

Atualizado: há 11 horas



Sabe aquele calombo nos locais aplicação de insulina que dói, é um pouco duro e não se dissolve facilmente? Pode ser lipohipertrofia!

Mas o que é isso?

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, ''A lipo-hipertrofia é um acúmulo anormal de gordura sob a superfície da pele. É mais comumente observada em pessoas que recebem múltiplas injeções diárias de insulina, o que pode causar o aparecimento de “caroços” no subcutâneo, geralmente ocorrendo no abdómen ou nas coxas, dependendo de onde as aplicações de insulina ocorrem com maior frequência. Essas alterações apresentam tamanhos e volumes variáveis, desde nódulos de alguns milímetros até vários centímetros de diâmetro''.

Dá pra evitar?

Sim! A SBD diz que ''em princípio, a principal causa da lipo-hipertrofia é a utilização do mesmo local para a aplicação de várias doses diárias de insulina'', então se fizer o rodizio de aplicações (aplicar cada vez em um local diferente), já é ótimo! Usar a mesma agulha em várias aplicações também pode ser um fator que contribui para esse acúmulo de gordura. Além disso, esse acúmulo de gordura pode até dificultar a ação da insulina quando aplicada naquele local.

Tem volta?

Sim! Com o tempo, os nódulos vão diminuindo, desde que siga as recomendações de rodízio e troca de agulhas. A SBD informa que nos casos mais graves de lipo-hipertrofia, ''a lipossucção é um processo que remove o nódulo gorduroso que existe sob a pele, mas ainda é um procedimento eficaz para a exclusão definitiva de nódulos grandes nos casos mais graves''. Se você acha que tem, peça pro seu médico te examinar!

Sobre os rodízios:


Mais informações sobre Lipodistrofia, pela Noelly Dantas @noellydantas ;)




0 visualização

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram