f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Como consegui a minha Bomba de Insulina pelo Estado?

Atualizado: 3 de Jul de 2019



Sim, eu consegui a minha bomba de insulina VEO gratuitamente pelo Estado do Rio de Janeiro em 2015! Vou te contar como eu fiz.


Importante ressaltar que este blogpost não recebeu nenhum tipo de patrocínio.

Eu recebi as informações de um Defensor Público que conheci por acaso em uma barraca de acarajé em Ipanema.

Segundo ele, é possível abrir uma ação judicial contra o Estado, Município ou Plano de Saúde para receber insulinas mais novas do que as que distribuem nos postos de saúde e até uma Bomba de Insulina. Isso só é porque o tratamento disponibilizado no SUS não atende toda a população (só existem 2 tipos de insulina disponíveis no SUS. E algumas pessoas não se adaptam a essas insulinas, infelizmente, precisando recorrer a tratamentos alternativos).

Daí­, ao saber que eu comprava meus insumos básicos (cateter, reservatório, insulinas e tiras) e que minha médica havia indicado o uso do sensor, ele me sugeriu que eu tentasse a VEO pelo Estado. Antes, eu usava a 722, mas sem sensor (falta de grana mesmo).

Ele me passou um passo a passo.

1- Falei com minha médica.

Conversei com a minha endocrinologista sobre tentar a bomba com sensor, que ela havia indicado na última consulta. Ela ficou um pouco cética pelo fato de eu conseguir pelo estado - assim como meu pai - mas me forneceu o laudo médico indicando a importância desta nova terapia para a minha qualidade de vida

2- É sempre bom testar antes

Antes de tentar qualquer terapia nova, eu sempre falo que precisamos testar para ver se vamos nos adaptar. Como eu já usava bomba de insulina antes, não precisei fazer o teste de terapia, mas resolvemos usar o IPRO (um sensor de consultório usado para verificar a glicemia do paciente durante 5 dias) para ver se eu me adaptada a um sensor na minha pele. Eu amei.

3- Laudo

Segundo o defensor público, esse é um dos documentos mais importantes. Minha médica foi bem explicativa sobre o quanto era importante para a minha saúde o uso daquele sensor. Eu tinha hipoglicemias constantes e precisava da tecnologia da VEO que suspende em caso de hipoglicemia para evitar uma hipo grave.



4- Dei entrada na ação judicial pela defensoria pública.

Como no Rio de Janeiro não tem processo administrativo, precisei entrar com ação judicial contra o Estado e Município. Fui até a Defensoria Pública da minha cidade, peguei uma senha e apresentei os documentos (identidade, laudo médico, receita com os insumos e comprovante de residência). O Defensor me disse que algumas pessoas preferem entrar com uma ação com advogado e contra o plano de saúde. Como na época eu não tinha condições de arcar com um advogado, preferi tentar pela defensoria mesmo.

5- Esperei

Me informaram que eu poderia acompanhar o processo pela internet e me deram as direções. Esperei por cerca de 1 mês até que fosse deferido. Meus amigos disseram que foi bem rápida a tutela antecipada.

6- Depois que recebi a tutela antecipada, eu poderia buscar em dois lugares (já que meu processo foi contra o Município e Estado:

Na farmácia do Município ou do Estado.

No município eu precisava entregar a minha receita completa para eles fazerem a compra de tudo para 6 meses (em teoria, eles demorariam uns 3 meses pra comprar. Eu só consegui receber insumos assim 1 vez. Depois nunca mais compraram).

No Estado eu precisava ir em um local de dispensação bem cedo, pegar uma senha e aguardar em uma fila enorme. Precisava ir 1 vez por mês, mas era mais garantido do que pelo município, pelo menos pra mim no primeiro ano. Eu apresentava a receita e eles me entregavam tudo o que estava escrito (desde que tivesse em estoque).

Pelo plano de saúde eu acredito que seja diferente.

Preciso te lembrar:

- ISTO É UM DIREITO SEU. Se o seu tratamento não funciona para você e o seu médico te indica um alternativo e você não tem condições de arcar com este novo tratamento, você PODE e DEVE entrar com uma ação para ter uma melhor qualidade de vida e PREVENIR SEQUELAS do diabetes!!!!!!!

-Eu conheço gente que demorou 1 ano pra conseguir, mas também conheço quem conseguiu em 1 mês. Se tiverem qualquer dúvida, eu aconselho a procurarem um advogado que entenda do assunto. De preferência um que trabalhe com diabetes.

-Por algum motivo, algumas pessoas não conseguem ganhar a ação. E eu não sei o porquê.

- Me informaram que é possível conseguir da mesma forma que tentei apenas tipos de insulina diferente das que fornecem no SUS e o FreeStyle Libre.

Gostariam de saber sobre esse tema em Planos de Saúde? Deixa um comentário aqui embaixo!

#diabetes #bombadeinsulina #DM1 #diabetestipo1

0 visualização

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram