Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

Viajando de avião com a Bomba de Insulina



Oi meus amores!

Hoje falarei para vocês como viajar com segurança de avião usando uma Bomba de Insulina! É época de férias e muitas famílias costumam viajar, porém, muitos ainda têm duvidas sobre como viajar com a Bombinha. O que pode ou não fazer, o que precisa levar.... Calma que eu te explico tudinho!

Documentação

Sempre que viajar de avião, é bom levar uma documentação do seu médico explicando o que é a Bomba de Insulina e descrevendo todos os insumos que você precisa. Eu já fui questionada por funcionários do aeroporto que nunca tinham visto uma bomba de insulina. Tentei explicar verbalmente mas eles ficaram meio desconfiados. Só depois que mostrei o laudo da minha médica é que eles relaxaram. Acreditem: Prevenção nunca é demais. Tem louco pra tudo nesse mundo!

Insumos

REGRA NÚMERO 1: TODOS OS SEUS INSUMOS PARA DIABETES DEVEM FICAR NA MALA DE MÃO! Eu costumo levar 1 cateter para cada dia que for ficar viajando. Acidentes acontecem e eu não quero correr o risco de ficar sem a Bomba de Insulina na minha viagem. Levo os reservatórios, sensor e acessórios (carregador, aplicador). Insulina para bomba e insulina basal para emergência (nunca se sabe). Levo também seringas e tirinhas a mais. Se for uma viagem longa, é bom levar um glicosímetro reserva. Faça uma listinha com as quantidades. Sempre leve a mais! Se quiser, ajudo vocês com essa listinha no privado ;)

Raio X e Detector de Metais

Bomba: Na hora de passar no raio x, pelo amor de Deus, não coloque a bomba de insulina na cestinha para ela passar dentro daquela máquina! Você pode passar com ela presa ao seu corpo no detector de metais sem problemas. Não precisa avisar também. Se apitar, você informa que é portador de diabetes tipo 1 e usa uma bomba de insulina. Aí mostra o laudo etc etc.

Se tiver com medo, pode tirar a bomba do corpo e passar ela por fora do detector de metais, mas fique tranquilo: não tem risco de passar com ela pela portinha detectora de metais! Se questionarem e pedirem para passar pelo raio x, avise que é um dispositivo médico que não pode de forma alguma passar pela caixa de Raio x pois corre um risco alto de estragar a Bomba de Insulina.

Sensor: O sensor pode passar pelo detector de metais sem problemas, sem precisar tirar transmissor nem nada. ATENÇÃO! Os sensores fechados (os que ainda não foram usados) NÃO podem passar no Raio X!!!!! Vocês vão ter que pedir que faça a revista manual deles (se você levar unidades, mais fácil, mas se levar na caixa fechada eles as vezes pedem pra abrir e ver o que tem dentro da caixa).

Dentro do avião

O sensor Enlite infelizmente não pode ficar ligado dentro do avião. Para viajar de avião, é recomendável que desligue o sensor no inicio da viagem e ligue novamente quando chegar ao seu destino. Pelo sensor transmitir dados à Bomba de Insulina, essa transmissão pode prejudicar a viagem tanto quanto o uso de aparelhos eletrônicos prejudica. Não precisa retirar o sensor do corpo nem o transmissor do sensor. Apenas desligar na Bomba e depois tornar a ligar como sensor antigo. Pra quem usa a 640G: A lindeza tem a opção de MODO AVIÃO! Resolvida a confusão de desligar ou não hehe

Bom, espero que tenha ajudado vocês! Fim de Ano tá aí e todos queremos ter experiências maravilhosas nas nossas viagens!

Desejo Boas Festas à todos e já sabem: podem contar comigo para o que precisarem <3

Quem escreveu?


Bia Scher

Relações Públicas - Social Media

Diabética Tipo 1 há 17 anos

Fundadora do blog Biabética

#bombadeinsulina #diabetestipo1 #diabetes

786 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram