f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Vamos falar sobre cetonas?

Atualizado: há 3 dias



Você sabe o que são cetonas no sangue? Vou te explicar tudo sobre o assunto!

Nosso corpo funciona com insulina abrindo as portas das células para a energia entrar. Quando a glicose está alta, significa que temos insulina insuficiente na corrente sanguínea e precisamos injetar mais para corrigir essa insuficiência. Quando falta energia, seja por uma dieta especifica ou por falta de insulina, o organismo produz as cetonas, ácidos que em grandes quantidades, são um veneno pra quem tem diabetes.


Entenda que um pouco de cetona, produzidas na cetose por uma dieta lowcarb, pode até ser bom para algumas pessoas, pois ajuda a queimar gordura mais rápido. Mas se as cetonas forem causadas por falta de insulina no corpo, atenção! É PERIGOSO.

Níveis de cetona:

0 a 0,5 - Aceitável. Mas liga pro médico pra avisar

0,5 a 1,5 - Liga pro médico, mede a glicose e aplica insulina urgente

Acima de 1,5 - Perigoso! Mede a glicose e liga pro seu médico para saber os próximos passos.


O que causa cetona alta?

- Ficar horas ou dias com a glicose alta pode levar ao aumento das cetonas.

- Cetonas altas não significa Cetoacidose. Cetoacidose é um quadro grave de descontrole da glicose combinado com cetonas altíssimas durante muito tempo.

- CETOACIDOSE mata. Então vamos evitá-la né?

- As cetonas podem surgir mesmo quando a glicemia não esta muito alta. Em caso de infecções internas como gripe, resfriado ou infecção urinaria por exemplo, é bom medir as cetonas de vez em quando para tirar a duvida e estar sempre em contato com o médico.


Causas mais comuns da cetona alta

- Cateter dobrado

- Insulina estragada

- Dose de insulina insuficiente

- Infecções (gripe, resfriado, virose, etc)


Dicas finais:

- tenha em casa um medidor de cetona (o leitor do libre é um glicosímetro e mede cetonas. A fita é diferenciada).

- sempre se mantenha hidratado

- fique atento à validade da sua insulina

- troque a canula na frequencia correta

- não se contente com uma glicemia alta, dizendo que ''diabetes é assim mesmo'', porque não é :) Como medir a cetona? Existem no mercado 2 aparelhos da marca FreeStyle que medem cetonas no sangue: Freestyle Optium Neo e Freestyle Libre. Não precisa configurar nada. Basta usar uma fita especial com a cor roxa que vende pela internet. - Pra quem não sabe como medir, fiz um vídeo explicando que você pode assistir AQUI.

Sintomas de cetona alta:

- Sede insaciável (mais do que de uma hiper normal), enjôo forte (muitas vezes com vômito), enxaqueca, falta de ar e taquicardia.


Cada pessoa reage aos sintomas de uma forma, mas sabemos que quando se tem hiper atrás de hiper, o corpo meio que acostuma com os sintomas e ai a pessoa não sente muito. O que é ainda mais perigoso pois pode estar com cetona alta e nem sentir (e ai desenvolver o quadro de cetoacidose). Então já sabe... sentiu algum desses sintomas? Mede a cetona!

#diabetes #diabetestipo1 #cetoacidose

0 visualização

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram