google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

O que é o Fenômeno do Amanhecer?



Oi pessoal!

Quem usa sensores de glicose já deve ter percebido um leve aumento da glicose ao acordar. Algumas vezes ela já começa a subir de madrugada mesmo, outras só depois do despertar. Você deve se perguntar: ''Mas como isso pode acontecer se estou em jejum???''

Calma que vou te explicar:

Esse acontecimento é mais comum do que você imagina! É chamado de Fenômeno do Amanhecer.

Todos os dias para acordar, o corpo libera uns hormônios que te dão energia para despertar. A liberação acontece entre as 4 e 8 horas da manhã (repara se não é nessa hora que a glicose fica meio louca?). Esses hormônios interferem na sensibilidade do corpo à insulina, aumentando assim a glicemia. Em uma pessoa sem diabetes, o corpo percebe que a glicose está aumentando e libera insulina pra voltar ao normal, mas em nós com diabetes, precisamos fazer isso manualmente. Ou aguardar a maravilhosa 670G da Medtronic (Vou falar mais sobre ela em uma outra oportunidade).

Os hormônios que causam essa confusão toda são chamados de contra-reguladores, que se dividem em quatro tipos: adrenalina, glucagon, cortisol e GH (hormônio do crescimento).

Se você não usa sensor, mas desconfia que isso pode estar acontecendo com você, minha dica é que você acorde de madrugada por alguns dias para checar a glicose. Converse com o seu médico para ele te indicar o melhor horário para colocar o despertador e cheque por alguns dias para que possa traçar um padrão de aumento na glicose pela manhã. Dessa forma, o médico vai poder te ajudar na hora de ajustar as doses!

Lembrem-se sempre: Qualquer dúvida, só mandar mensagem pra mim! Espero que tenha sido clara na explicação <3

#educaçãoemdiabetes #diabetestipo1 #diabetes #controledodiabetes #diabetescontrolado

1,574 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram