Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

Doença Periodontal em pessoas com diabetes

Atualizado: 30 de Set de 2019



A doença periodontal acontece devido ao acumulo de placa bacteriana sob a superfície dos dentes. Essa placa, penetra no espaço entre o dente a gengiva e isso causa uma irritação na gengiva, o que desencadeia uma inflamação.

No estagio inicial essa inflamação é caracterizada com gengivite. Nesse estagio a gengiva inflamada fica com a coloração avermelhada, edemaciada e sangra facilmente. Se o fator principal, a placa bacterina, não for removido, a doença evolui para periodontite.

A periodontite é caracterizada como uma infecção crônica que acomete as raízes e o osso que sustenta os dentes, com isso os dentes perdem o suporte e começam a apresentar mobilidade. Dependo do grau de mobilidade o dente precisa ser extraído.

Além dos malefícios bucais, a doença periodontal esta intimamente ligada com a diabetes e diversos estudos afirmam que as duas doenças podem ser consideradas como bidirecionais.

O paciente com diabetes é mais susceptível a desenvolver a doença periodontal devido à sua dificuldade em reagir a processos inflamatórios e infecciosos quando está com um controle inadequado da glicemia. A inflamação causada pela doença periodontal pode dificultar a absorção de insulina e aumentar a resistência à insulina dos pacientes com diabetes.

Alem disso, existem outras alterações bucais comuns no diabetes não controlado, como: - diminuição do fluxo salivar;

- queimação da boca e/ou língua.

Estas condições podem predispor às infecções oportunistas, como por exemplo, a candidíase, causada pelo fungo Candida Albicans.

Com isso podemos perceber a importância de um controle de placa por esses pacientes, tanto para o controle da saúde bucal quanto para o controle da diabetes.

Dúvidas? Deixe o seu comentário para a Dra Victoria!

Dra Victoria Helena Seglia

Cirurgiã Dentista

(21) 98393-1993

Fontes: BRANDÃO, D.F.L.M.; SILVA, A.P.G.; PENTEADO, L.A.M. Relação bidirecional entre a doença periodontal e a diabetes mellitus. Odontol. Clín.-Cient., Recife, 10 (2) 117-120, abr./jun., 2011

WEHBA, C. Diabetes e Doença Periodontal. Sociedade Brasileira de Periodontia - SOBRAPA Disponível em https://www.sobrape.org.br/doencas-periodontais/diabetes-e-doenca-periodontal. Acesso em 18 de jan. de 2019.

#diabetes #periodontite #complicaçõesdodiabetes #doençaperiodontal #insulina

345 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram