google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 

3 Receitas imperdíveis sem glúten e sem açúcar que celíacos e diabéticos vão amar



Cerca de 2% a 10% dos diabéticos tipo 1 tem intolerância a glúten, sabia? A relação entre doença celíaca e a diabetes tipo 1 vem sendo há anos estudada por pesquisadores e, acredita-se que essa propensão no desenvolvimento de intolerância a glúten esteja relacionada com o complexo maior de histocompatibilidade.


Para os pacientes com diabetes tipo 1, o mais importante é ter uma conversa com o seu médico para que se veja a necessidade de verificar a existência da doença celíaca. Se for confirmado, é importante seguir uma dieta glúten free, que vai conseguir melhorar a saúde geral do paciente e também ajudar no controle dos níveis de glicose.


Engana-se que pensa que a dieta sem glúten é sem graça, existem diversas substituições que podem ser feitas e ser acompanhado por uma nutricionista é uma excelente escolha. Confira abaixo 4 dietas deliciosas sem glúten e sem açúcar!


Bolo de chocolate simples


Ingredientes

Massa:

- 300g de margarina vegetal

- 7 ovos

- 7 colheres (sopa) de chocolate em pó Diet

- 7 envelopes de adoçante dietético em pó

- 1 pacote de coco ralado sem açúcar

- 1 colher (sopa) de fermento em pó


Cobertura:

- 1 caixinha de creme de leite light (pode ser creme de soja também)

- 5 envelopes de adoçante dietético em pó

- 1/2 xícara de chocolate em pó Diet


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a manteiga em uma panela e derreta em fogo baixo e deixe que esfrie até ficar morna. Coloque no liquidificador a manteiga derretida, os ovos, o chocolate em pó, o adoçante, o coco e o fermento. Bata até que fique homogêneo e derrame, então, em uma forma untada. Leve a massa ao forno por 40 a 45 minutos.


Enquanto o bolo de chocolate assa, misture o creme de leite, o adoçante e o chocolate numa panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo com uma colher até que engrosse. Espalhe a cobertura sobre o bolo já assado e prontinho! Agora é só aproveitar seu bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar!


Pão sem glúten e sem açúcar


Ingredientes:

- 2 xícaras e 1/2 de araruta

- 1 xícara de farinha de arroz

- 1 colher de sopa de óleo de coco

- 1 colher de sobremesa de adoçante para forno e fogão

- 1/2 xícara de água

- 3 ovos

- 1 colher de sopa de fermento


Modo de preparo:

Bata as claras na batedeira até que fiquem firmes e reserve. Bata, novamente na batedeira, as gemas, o adoçante, o óleo, 1 xícara de araruta e um pouquinho da água até formar um creme. Acrescente então o restante da araruta, a farinha de arroz com a água e continue batendo. Depois de bater bem, retire da batedeira e misture as claras em neve e o fermento. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos. Aproveite essa receita sem glúten, ela é rapidinha e deliciosa!


Cookies de chocolate e banana


Ingredientes:

- 1 ovo

- 2 bananas maduras

- 1 xícara de aveia laminada fina

- 1 colher (café) de fermento em pó

- 2 colheres de achocolatado em pó de sua preferência sem açúcar

- Gotas de chocolate de sua preferência sem açúcar


Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um bowl e mexa bem. Com uma colher de sopa forme os cookies em uma forma untada e pingue as gotas de chocolate em cada um deles. Leve ao forno por 20 minutos a 200ºC, deixe esfriar e sirva. Essa receita sem glúten e sem açúcar é ótima para matar aquela vontade de doce!



Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, assunto que ainda é tabu para muita gente. Vamos nos permitir entender um pouco mais sobre depressão e a relação com a diabetes?