Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

4 Dicas para você conviver melhor com diabetes


Ter uma rede de apoio, por exemplo, é fundamental


Se sentir bem logo quando recebe o diagnostico é praticamente uma tarefa impossível, já que realmente a partir de então terá que haver uma rotina de tratamento caso a pessoa queira levar uma vida saudável. Porém, aos poucos e com muita informação, se percebe que é possível viver feliz e bem com a diabetes, que ela não te define, mas que faz parte de você.


Confira abaixo 4 dicas para você conviver bem com a diabetes!


Dica 1 – Perceba que nós não somos todos iguais

A primeira dica para conviver bem com a diabetes é perceber que nós não somos todos iguais, ninguém cresce com as mesmas experiências. Cada ser humano é único, com suas qualidades e defeitos e, por isso, não é um caminho bacana você ficar se comparando com outras pessoas ou acreditando que são melhores ou piores que você, até porque você nem sabe todos os desafios e dores que as pessoas possuem, não é mesmo? Se esforce, somente, para ser a melhor versão de você mesma!


Dica 2 – Tenha uma rede de apoio

Sem dúvidas, uma rede de apoio vai te ajudar muito, não só no diagnóstico da diabetes, mas também a aceitar a condição e conviver bem com ela. Uma rede de apoio é formada por amigos, irmãos, pais, namorados, colegas de trabalho, tios e tias, primas e primos, entre outros. Não se esqueça de manter perto de você pessoas gentis e amorosas, pois elas vão fazer toda a diferença na sua vida.


Dica 3 – Sinta orgulho das suas qualidades

Todas as pessoas têm inúmeras qualidades! Você já pensou em quais são as suas? Reserve um tempo para criar uma lista com todas as suas qualidades e sempre que se sentir um pouco triste, seja com a sua glicemia que ficou um pouco alta ou por qualquer outro motivo, consulte a lista, que pode te ajudar a se sentir melhor no momento.

Na lista de qualidades se importe mais em falar sobre valores, como empatia, senso de humor, compaixão, confiança, ética e sinceridade, do que com aparência física, ok?


Dica 4 – Saiba que dias ruins acontecem

Dias ruins acontecem para todos nós, seja com diabetes ou sem diabetes e, por isso, não pense que você precisa estar se sentindo bem 100% do tempo. Não se cobre tanto! Sabendo que os dias mais difíceis passam, você vai conseguir encará-los de forma mais leve, já que sabe que daqui a pouquinho vem outro dia.

Porém, caso você esteja se sentindo extremamente triste e por muitos dias, é recomendado que converse com amigos mais próximos ou procure um médico para te ajudar.


Dica Extra!

Estude sobre a sua própria condição. O conhecimento liberta! Abaixo, deixo alguns links úteis com informações gratuitas para te ajudar nesta pesquisa Canal da Biabética no YouTube

Perfil da nutricionista Noelly Dantas

Perfil da nutricionista Ana Carolina Almeida

Site da Sociedade Brasileira de Diabetes

Perfil da Dra Talita Trevisan


415 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram