f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Conheça 12 alimentos para ajudar a aumentar a sua imunidade


A capacidade do nosso organismo de se defender de invasores, como bactérias, vírus ou fungos, recebe o nome de imunidade. Quando a nossa imunidade está baixa, portanto, ficamos mais suscetíveis a doenças, infecções, entre outros. Se você está percebendo que a sua imunidade está baixa, ou quer simplesmente dar uma turbinada nela, pode usar a alimentação como aliada, sabia? Existem diversos alimentos que nos ajudam a aumentar a nossa imunidade de forma natural e, assim, garantimos que nosso sistema imunológico fique mais forte.


Confira a seguir 12 alimentos que você não deve deixar de incluir nas suas refeições para que ajudar a aumentar a sua imunidade!


1. Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja, acerola, limão e kiwi, são ricas em vitamina C, antioxidante poderoso que aumenta a resistência do organismo.


2. Vegetais verde escuros

Alimentos com coloração verde escuro, como brócolis, couve e espinafre, são riquíssimos em ácido fólico. Esse nutriente ajuda na formação dos glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do nosso organismo.


3. Alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais e leguminosas, ajudam a combater resfriados e gripes.


4. Oleaginosas

Oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, são ricas em zinco e também em vitamina E. Essa vitamina age no combate à diminuição da atividade imunológica que acontece com o passar dos anos.


5. Tomate

Talvez você não saiba, mas o tomate é rico em licopeno e, por isso, ajuda a combater doenças cardiovasculares.


6. Alimentos fonte de ômega 3

O ômega 3 ajuda as artérias a ficarem longe das inflamações. Ele pode ser encontrado no azeite e no salmão, por exemplo.


7. Gengibre

O gengibre é rico em vitamina C, B6 e possui ação bactericida, indo muito além do auxilio nas inflamações da garganta, já que auxilia na defesa do organismo.


8. Iogurte

O iogurte, se consumido de maneira regular, ajuda na recomposição das bactérias benéficas da flora intestinas, os probióticos. Um intestino saudável consegue separar o que não faz bem e absorver somente os principais micronutrientes, como as vitaminas.


9. Alho

O alho é um ingrediente base para diversas receitas e muita gente não sabe como ele é benéfico para a nossa saúde. O alho, rico em vitamina A, C e E, reduz e ajuda na diluição do muco dos pulmões, sendo assim, eficaz contra tosse e bronquite.


10. Cebola

Outro alimento base para as mais variadas receitas é a cebola. Ela é rica em substâncias antiinflamatórias, antivirais, anti parasitárias, antibacterianas e antifúngicas.


11. Própolis

O Própolis pode ser usado como um aliado para aumentar o nosso sistema imunológico, já que contém proteínas e compostos que ajudam a alterar e regular o sistema, e também conta com ação antibacteriana e antiviral.


12. Geléia Real

A Geléia Real vem do mel, assim como o própolis e é uma estratégia que muitos nutricionistas estão usando com seus pacientes. Ela é rica em proteínas, lipídios, aminoácidos, vitamina A, vitamina C e vitamina E, vitaminas do complexo B, além de possuir diversos minerais em sua composição, como potássio, cálcio, magnésio, cobre, ferro, cromo e zinco.


Importante ressaltar que apenas consumir tais alimentos não é o suficiente. Além de uma alimentação rica e saudável, aposte também nesses hábitos para que a sua imunidade fique fortalecida:


  • Pratique exercícios físicos regularmente.

  • Pare de fumar;

  • Mantenha um peso saudável;

  • Durma de 7 a 8 horas por noite;

  • Evite o estresse! Ele é um grande vilão para a imunidade;

  • Consuma bebidas alcoólicas de forma moderada;

  • Tome sol diariamente para aumentar a produção de vitamina D no organismo. Os horários recomendados são até as 10h da manhã ou após as 16h;

  • Evite tomar remédios sem orientação médica;

  • Beba cerca de 2 litros de água diariamente (pacientes com problema renal devem consultar o médico em relação a esta quantidade);

  • Cuide das suas emoções. Ansiedade, medo e pânico contribuem de forma direta para o enfraquecimento da imunidade;

  • Mantenha a sua carteira de vacinação em dia.

Consulte um nutricionista para saber a quantidade necessária de alimentos que seu corpo precisa. O plano alimentar deve ser individualizado.


Se cuidar é tudo de bom, né? Clique e aproveite para aprender também sobre o que fazer para prevenir a doença renal crônica!

229 visualizações

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
Cópia_de_Purple_Tint_Kids'_Fashion_Advic
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram