Coronavírus e crianças diabéticas: dicas para os pais lidarem melhor com a situação atual

Atualizado: Out 16



Para os pais de crianças diabéticas, é provável que a pandemia do novo coronavírus tenha causado uma preocupação grande, já que a diabetes é uma condição, como outras, considerado grupo de risco. A grande quantidade de notícias, muitas vezes, falsas, também pode causar certa insegura e confusão. Para te ajudar a proteger melhor a sua criança diabética nesse momento atual que estamos vivendo, nós resolvemos te dar 4 dicas preciosas. Vamos nessa?


Seja um exemplo

Com a pandemia do novo coronavírus, uma nova rotina precisou ser imposta e a higienização reforçada. A melhor maneira de ajudar as crianças diabéticas, ou não, a respeitarem e seguirem a higienização necessária, é ser um exemplo. Pratique bons comportamentos de higiene junto ao seu filho, lave as mãos com frequência, use álcool 70% e na hora de tossir ou espirrar, coloque a mão na boca, assim como você ensinou para o seu filho. Ser o exemplo é uma decisão realmente importante e que faz a diferença!


Informe-se

É realmente impressionante, e triste, a quantidade de noticias falsas que chegam até nós diariamente, de diferentes fontes. Por este motivo, ao ler uma notícia envolvendo crianças diabéticas e coronavírus, não se desespere e não acredite em tudo o que lê. Você deve procurar o pediatra do seu filho para tirar todas as dúvidas que tem relacionadas a coronavírus e crianças diabéticas, ok? Informação dadas por profissionais de confiança é tudo de bom!


Explicar para o seu filho o que está acontecendo pode funcionar

Dependendo da idade da criança, pode ser recomendado explicar para ela o momento atual em que estamos vivendo. Se para nós adultos, que entendemos a situação, a pandemia já é difícil, imagina para as crianças, que de um dia para o outro tiveram a sua rotina modificada totalmente e sem entender muita coisa? Explicar para as crianças diabéticas ou não sobre o momento atual é uma forma, muitas vezes, de poder acalmá-las e reforçar ainda mais para elas a necessidade da higienização e do uso de mascaras. Para te ajudar nessa conversa, não deixe de procurar por um psicólogo, que poderá te orientar realmente se ela é necessária de acordo com a idade da criança e também as melhores maneiras de explicar.


Se programe melhor e seja consciente

Com a quarentena, os serviços de entrega podem atrasar mais. Por isso, se você está acostumado a comprar suprimentos e medicamentos online, não deixe de se programar com antecedência para ficar mais tranquilo. Além disso, não se esqueça de manter as crianças, e se manter, longe de qualquer pessoa, mesmo que familiares, que estejam tossindo ou febris. Ser consciente é fundamental, já que assim você protege a si mesmo e a todos a sua volta.

Coronavírus e Diabetes. Afinal, diabéticos são realmente considerados grupo de risco?


Fontes: https://www.diabetesselfmanagement.com/education/coronavirus-and-kids-tips-for-parents-of-children-with-diabetes/

https://www.diabetes.org.br/covid-19/notas-de-esclarecimentos-da-sociedade-brasileira-de-diabetes-sobre-o-coronavirus-covid-19/

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/o-novo-coronavirus/

19 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram