google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Cuidados com o diabetes no verão para aproveitar a estação


A estação mais quente do ano está chegando! Para aproveitar bastante o verão, com bem estar e segurança, nós preparamos algumas dicas e cuidados que é indicado que se tome em relação ao seu tratamento do diabetes. São dicas simples e que vão fazer toda a diferença para que você curta os dias ensolarados com saúde 😊


Armazenando as medicações em dias de calor


As medicações, como comprimidos e a insulina, precisam ser mantidos em locais sem exposição direta do sol ou que possam acabar deixando-os aquecidos, como porta-luvas do carro, por exemplo. A insulina ainda não aberta deve ser conservada a temperaturas entre 2 e 8 graus, distante do congelador. Não congele! Caso não seja possível deixá-la em ambientes com essa temperatura, uma boa dica é colocá-la em um bolsa térmica refrigerada.


As insulinas que estão sendo usadas ou carregadas como reserva, não devem ser mantidas na geladeira. Elas podem ficar em temperatura ambiente, entre 15 e 30 graus, por até 4 semanas*.


Além disso, também é importante, não só nos dias mais quentes, prestar atenção se a insulina apresenta alterações na coloração ou até mesmo partículas e, neste caso, não a utilize.


Alimentação equilibrada e hidratação são fundamentais


Nos dias de verão, opte por fazer uma alimentação equilibrada, leve, variada e rica em nutrientes, além de evitar bebidas alcoólicas e alimentos com elevado teor de açúcar e frituras, pois isso vai te ajudar a se sentir mais disposto para aproveitar os dias ensolarados. Importante destacar também que, se possível, o ideal é que as refeições sejam fracionadas e sem excessos.


Também é muito, mas muito importante mesmo falar sobre hidratação. Para garantir uma boa hidratação, beba, no mínimo, 2 litros de água diariamente, e aumente essa quantidade em dias de calor mais intenso. Se você tiver complicações do diabetes nos rins, vale conferir com sua equipe médica qual a quantidade indicada para você.


É válido dizer que o calor excessivo pode levar a hipoglicemia, o que agrava ainda mais a desidratação. Uma ótima dica para beber mais água é ter sempre com você uma garrafinha de água, leve na bolsa ou deixe ao seu lado na hora do trabalho, com certeza você vai lembrar mais vezes de se hidratar.


Faça atividade física de forma saudável e consciente


O exercício físico é essencial, pois ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, a regular a tensão arterial e os níveis de colesterol. Que tal aproveitar os dias quentes para se exercitar? Caminhadas, andar de bicicleta e nadar são boas pedidas. Lembre-se de escolher bem os horários para práticas ao ar livre para evitar exposição solar em excesso, o recomendado é antes das 10h ou após as 16h. Para te ajudar, opte por usar roupas leves, calçados confortáveis, protetor solar, óculos e de ter sempre com você uma garrafinha de água.


Para a escolha da atividade física, assim como sua intensidade e duração, procure por aconselhamento com os seus médicos e também não se esqueça de medir a glicemia antes, ao final da atividade e sempre que considerar necessário, evitando exercício físico em caso de hipoglicemia ou se a glicemia estiver superior a 200mg/dl.


Cuide dos seus pés


Nos dias de calor, os cuidados com os pés devem ser redobrados. Deve-se evitar manter os pés molhados durante muito tempo e optar por usar meias de algodão, que permitem uma maior respiração da pele, e não as que tem costuras internas.


Lembre-se que estamos em uma pandemia


Apesar de ser verão, é válido lembrar que a pandemia ainda continua e que devemos tomar medidas para nos proteger assim como todos a nossa volta. Por isso, ao praticar exercícios físicos, não deixe de tomar cuidados com a higiene, além da utilização de máscara e o distanciamento social.


Telemedicina na quarentena é uma excelente alternativa, né? Clique para acessar as minhas dicas de profissionais e plataformas!

*O prazo de 4 semanas vale para a insulina Novorapid. Se você usar uma insulina diferente, confira a bula.



Fontes:

https://apdp.pt/noticias/8-conselhos-praticos-para-controlar-a-diabetes-no-verao/

https://www.atlasdasaude.pt/artigos/e-diabetico-saiba-quais-os-cuidados-ter-no-verao

https://clubedodiabetes.com/2019/12/cuidados-com-o-diabetes-no-verao/

https://controlaradiabetes.pt/controlo-da-diabetes/diabetes-e-o-verao#:~:text=Fa%C3%A7a%20uma%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20equilibrada%20e,com%20elevado%20teor%20de%20a%C3%A7%C3%BAcar

105 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram