f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Cuidando do diabetes de forma lúdica: conheça alguns jogos aliados do tratamento


Com o intuito de auxiliar crianças e adolescentes no tratamento do Diabetes diversas pessoas e empresas criam jogos virtuais e/ou de tabuleiro onde o tema central é a manutenção da condição. Vamos falar sobre alguns destes jogos e como funcionam.

Nos últimos 15 a 20 anos foram feitas diversas tentativas de criar jogos educativos cujo objetivo seria mesclar o cuidado do diabetes e os bons hábitos com a diversão de jogar e competir. Uma destas tentativas foi o jogo "Future Focus", que consiste em perguntas e respostas, dados e consequências que alteram o placar do jogo. Future Focus educa os jogadores e explica a diferença entre Diabetes Tipo 1 e 2, foi criado por dois adolescentes e foi utilizado em hospitais e eventos voltados para diabetes.


Já no Brasil temos o jogo Gamelitto, desenvolvido por alunos e servidores da Universidade Estadual de Londrina, feito especificamente para crianças com Diabetes tipo 1. O jogo consiste em cuidar e garantir a boa saúde de um "pet virtual" que vive em um planeta distante e precisa de crianças do planeta Terra para ajudá-lo no tratamento da condição tanto dele quanto delas. O jogo venceu o prêmio Games4Health da Universidade de Utah, nos Estados Unidos e ainda se encontra em fase de testes e aprovação.


Também seguindo a mesma ideia de "pet virtual", o Diapets é, provavelmente, o mais fofo dos jogos citados aqui. O Diapets conta com o Flippy, um dragãozinho muito fofo que acabou de ser diagnosticado com Diabetes Tipo 1. No jogo a criança vai ajudar Flippy a contar carboidratos, medir a glicose nos intervalos certos e ajudar o dragãozinho a enfrentar o medo de agulhas. O aplicativo envia notificações para o seu celular na hora de medir a glicemia ou comer, ajudando a criança a criar o hábito de fazê-lo principalmente fora do jogo.

Também temos o Batalha Glicêmica, um divertido jogo de cartas ao estilo "Magic" que tem como objetivo manter a sua glicemia controlada com cartas de efeito positivo enquanto usa cartas de efeito negativo para atrapalhar seu adversário. No Batalha Glicêmica você pode competir contra o computador e no futuro contra jogadores do mundo todo através do modo online que ainda está em desenvolvimento. Ao mesmo tempo em que Batalha Glicêmica é um jogo educativo e divertido ele também pode ser visto como ofensivo já que o objetivo é descontrolar a glicemia e atrapalhar o controle do oponente com cartas como "Cetoacidose". No meu ponto de vista o público alvo do jogo são adolescentes com mais de 16 anos e adultos que entendem que o jogo se trata de uma brincadeira educativa e um teste de conhecimento para pessoas com Diabetes Tipo 1.



Também existem jogos eletrônicos voltados para o Diabetes, como por exemplo o "Captain Novolin", jogo lançado para o Super Nintendo em 1992 que tem como protagonista um super herói Diabético que precisa salvar o planeta de alienígenas disfarçados de "junk foods" açucarados responsáveis pelo sequestro do prefeito da cidade, que também tem Diabetes e está com seu estoque de insumos quase acabando. O objetivo do Capitão Novolin é salvar o mundo da ameaça alienígena e resgatar o prefeito. Na época em que foi lançado, Captain Novolin não teve muito sucesso nem popularidade mas com o tempo e graças a colecionadores e amantes de video games, o jogo acabou aparecendo em plataformas de vídeo como o YouTube, nem sempre por sua qualidade como jogo mas por ser algo único e abordar temas diferentes.

Estes são apenas alguns dos jogos sobre Diabetes, aparentemente o interesse por jogos educativos vem crescendo bastante com o advento dos smartphones e tablets, uma vez que é muito simples baixar e se divertir através do seu celular. Esperamos que muito mais jogos de alta qualidade e diversão cheguem ao mercado, sendo eles no formato de tabuleiro e cartas ou digital.


E aí, o que achou da seleção de jogos sobre diabetes? Já jogou algum deles? Conte nos comentários a sua opinião.

0 visualização

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram