google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Curiosidade: Como nasceu o novembro azul?



No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, definido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde desde 1991. A data tem o símbolo de um círculo azul e, sendo assim, não só no dia 14, mas como em todo o mês de novembro, acontece uma série de atividades em prol do diabetes, sempre com o objetivo de informar, prevenir e alertar sobre o número crescente de diagnósticos de diabetes ao redor do mundo.


Mas porque o dia 14 de novembro especificamente?


É comum que a gente tenha curiosidade em saber qual foi o motivo pelo qual o dia escolhido para comemorar o Dia Mundial do Diabetes tenha sido o 14 de novembro. Esse motivo é bem bacana e uma grande homenagem: em 14 de novembro nasceu o canadense Frederick Banting, um dos descobridores da revolucionária insulina, junto com Dr. Charles Best.


Como falamos anteriormente esse dia foi definido em 1991, mas só em 2007 que a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data e desde então o mundo inteiro ganha tons de azul no mês de novembro, com diversas ações e esforços liderados pelas mais diferentes frentes, como empresas, ONGs e encontros para atividades educativas, visando conscientizar as pessoas sobre o diabetes.


Entendendo a importância do novembro azul


Estima-se que há cerca de 425 milhões de pessoas diabéticas em todo o mundo e em torno de 16 milhões só no Brasil. O número é realmente extenso, o que torna o novembro azul ainda mais importante. O esforço coletivo que é realizado por diferentes frentes para conscientizar a população sobre a importância de prevenir quando for possível, assim como se tratar da melhor maneira, sem dúvidas é um movimento que oferece muita informação e consequentemente só tem a ajudar as pessoas.


Para que você tenha uma ideia melhor do objetivo das diferentes campanhas do novembro azul e como essa conscientização é importante:


- Ajuda a incentivar os governos a desenvolverem políticas de prevenção, assim como de controle do diabetes e suas possíveis complicações;

- Informa e divulga quais são os sintomas e sinais do diabetes, promovendo assim a importância do diagnóstico precoce;

- Promove ações com o objetivo de reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, como obesidade, por exemplo;

- Promove ações visando a prevenção e o retardamento das complicações do diabetes.

Curiosidade: saiba como aconteceu a descoberta da insulina


A insulina foi descoberta em 1921 por Frederick Banting e Charles Best no laboratório do fisiologista J.J.R MacLeod, enquanto eles estavam realizando estudos em cães tentando demonstrar que a secreção exócrina pancreática poderia destruir o composto químico sintetizado pelas ilhotas de Langerhans.


Em 11 de janeiro de 1922, Leonard Thompson, de 14 anos e que estava em estado crítico, foi o primeiro paciente a receber insulina de forma injetável, 15 ml de extrato pancreático. Não houve efeito na redução da glicose e de corpos cetônicos na urina, além de efeitos colaterais. Assim sendo, o biólogo James Colip se uniu ao time, purificando o extrato pancreático, o que diminui os efeitos colaterais. Quando aplicado novamente no paciente, as respostas foram positivas ao tratamento.


A descoberta da insulina foi totalmente revolucionária e uma conquista para o tratamento do diabetes e para a vida dos pacientes, rendendo a equipe de estudiosos o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.


Você sabia que é possível conseguir a bomba de insulina pelo Estado? Vem saber como consegui a minha!



FONTES:

https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/24-dr-antonio-carlos/91-insulinas-passado-e-presente

https://abev.org.br/a-bela-historia-da-descoberta-da-insulina-e-dicas-de-manejo/

https://adj.org.br/viver-bem/entenda-o-diabetes/a-saga-do-diabetes/um-passeio-pela-historia/

https://www.healthline.com/diabetesmine/november-world-diabetes-day-and-diabetes-awareness-month#Diabetes-Months-of-the-Past

https://novembrodiabetesazul.com.br/


13 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram