Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

DE OLHO NO DIABETES, você sabe a importância de cuidar da sua saúde ocular?


Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo tem diabetes e só no Brasil, são mais de 16 milhões. O número é realmente alto e um dos fatos que preocupa bastante, é que muita gente não cuida como deveria da condição e não sabe das complicações que podem acontecer devido à essa falta de cuidado e atenção.


Em relação a sua saúde ocular, você tem cuidado dela? Sabia que o diabetes não cuidado é uma das maiores causas de cegueira em idade produtiva? E que aproximadamente 30% das pessoas com diabetes no Brasil desenvolvem problemas oculares devido a complicações da condição?.


Nesse artigo, quero dar uma dica especial sobre um movimento educativo e muito bacana que pode te ajudar bastante a aprender mais sobre a importância de cuidar da sua saúde ocular, além de dar suporte para que esse cuidado aconteça realmente. Vamos juntos conhecer mais sobre a campanha “De olho no diabetes”?


O que é o “De olho no diabetes”?

O De olho no diabetes é uma campanha do grupo farmacêutico Novartis que tem como objetivo disponibilizar, através de um site, muito conteúdo de qualidade, como notícias, serviços e atividades, que estejam relacionadas à saúde ocular das pessoas com diabetes. A meta da campanha é chamar atenção para os riscos e como se prevenir das doenças da visão, que muitas vezes só são notadas quando já estão em estágio avançado, podendo levar até mesmo a perda total da visão.


É muito importante destacar que a maioria das doenças de visão relacionadas ao diabetes, como o Edema Macular Diabético (EMD), Catarata e Glaucoma, tem tratamento e que exames simples feito pelo menos uma vez ao ano, como o de fundo de olho, que é realizado com um retinólogo, são ferramentas poderosas para evitar complicações. Por isso, é tão relevante que a gente se conscientize mais sobre a importância de um bom controle do diabetes e dos cuidados com a nossa visão.


Navegue e se informe 😉

Através do www.deolhonodiabetes.com.br, você pode navegar e ter acesso a uma série de conteúdos informativos e também notícias relacionadas ao diabetes e saúde ocular, como “Tenho diabetes: o que fazer para cuidar da minha visão”?, “Sinais e sintomas de retinopatia diabética”, “Quais são os sinais e sintomas do edema macular diabético (EMD)” e “Tem diabetes? Conheça 4 passos para cuidar da sua visão”.

Além de todo o conteúdo disponível ainda é possível ter acesso a uma plataforma de busca online de especialistas e centros de referências no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diabetes e de cuidados com a visão. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar um especialista perto de onde você mora ou do seu trabalho através da busca simplificada por CEP.



Referências:1. Sociedade Brasileira de Diabetes. O Que é Diabetes? Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes. Acesso em novembro 2020; 2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes – 2017-2018. Editora Clannad, 2017; 3. Diretrizes Brasileiras de Diabetes (SBD) de 2014 e 2015. Retinopatia diabética. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-tipo-1/012-Diretrizes-SBD-Retinopatia-Diabetica-pg149.pdf. Acesso em novembro 2020



26 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram