google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Dia da mulher: Os cuidados que as diabéticas devem ter



No dia 08 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher e, pensando na data, resolvemos criar este artigo voltado para as mulheres diabéticas e os cuidados necessários com a condição. Para se ter uma ideia melhor em relação aos dados, em torno de 8% de todas as mulheres do mundo vivem com diabetes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e a condição é a 9º principal causa de mortes em mulheres em ranking mundial.


Abaixo, nós vamos te contar um pouco mais sobre a questão feminina em relação ao diabetes e quais cuidados as diabéticas devem ter 😉



Planejamento para engravidar é essencial

Planejar a gravidez é algo fundamental para que a futura mamãe possa receber o devido tratamento. A glicose e a hemoglobina clicada precisam estar controladas não só durante a gravidez, mas também antes de engravidar. As malformações que podem acontecer nos bebês de mães com diabetes acontecem no início da gravidez e o risco é significativamente menor se a glicose estiver em níveis controlados.


Caso a gravidez não tenha sido planejada, também não é necessário se desesperar, tá? O recomendado é que se procure o mais rápido possível o seu médico.



A relação entre diabetes tipo 2 e a Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico afeta de 6 a 10% das mulheres e, quando não controlada, pode aumentar as chances do desenvolvimento do diabetes tipo 2 devido a resistência insulínica. Também vale destacar que em mulheres diabéticas ou que estão acima do peso, o risco de devolver a síndrome aumentam.



Atividade física de forma regular e boa alimentação são fundamentais para a saúde da mulher

A alimentação balanceada é um passo muito importante para ajudar no controle do quadro diabético e engana-se quem pensa que é preciso investir em produtos caros, sabia? Legumes, frutas, oleaginosas, verduras e carnes magras devem entrar para a sua lista de compras. Não se esqueça também de evitar alimentos muito processados e industrializados.

Outro quesito que merece atenção é a prática de exercícios físicos regulares, que não só ajudam no tratamento da condição, mas também são poderosos para aumentar a autoestima. Para atividades físicas com gasto energético alto, como corrida, é recomendado que se converse com o seu médico antes, para verificar quais medidas precisam ser tomadas em relação a alimentação e controle da glicemia antes, durante e depois dos exercícios.



Risco de câncer endometrial é maior em diabéticas

O risco do câncer endometrial costuma atingir mulheres com mais de 60 anos e que já tenham entrado na menopausa. Para as diabéticas, é necessária ainda mais atenção com essa doença, já que ela é até 4 vezes mais comuns em mulheres com diabetes. A melhor maneira de prevenir é realizar os exames preventivos.



Cuidados com a pele são fundamentais

Pacientes com diabetes tem maior tendência a apresentar pele seca, devido a condição causar alterações nos nervos da pele, que controlam a produção de suor e sebo. Por isso, os cuidados com a pele dos diabéticos precisam ser redobrados, sendo indicado, por exemplo, usar cremes hidratantes que sejam específicos para a pele dos diabéticos, usar calçados confortáveis, evitar meias que tenham costura e ter o hábito de verificar os pés.

Uma excelente dica de hidratante para pernas e pés ressecados é o Cedraflon, que conta com uma hidratação intensa, prolongada e não deixa a pele úmida, evitando assim o aparecimento de fungos e bactérias.


Além disso, o hidratante Cedraflon tem tecnologia de absorção rápida com toque seco e baixa concentração de ureia. O resultado é uma pele hidratada e sequinha ao mesmo tempo!


Conheça mais sobre o produto e visite o site da campanha ''Sua pele também tem sede'', que conta com diversos conteúdos de educação em diabetes e cuidados com a pele ressecada: https://bit.ly/3qiOobo.

Acabe já com o ressecamento da sua pele! Saiba mais sobre os produtos Cedraflon e sua tecnologia inovadora!


Fontes:

https://blog.winsocial.com.br/diabetes-e-menstruacao/#:~:text=A%20diabetes%20pode%20influenciar%20a,e%20ciclos%20menstruais%20mais%20irregulares.

https://www.diabetes.org.br/publico/artigos-sobre-diabetes/1442-ovarios-policisticos-favorecem-o-quadro-de-diabetes#:~:text=O%20que%20se%20sabe%20%C3%A9,menos%20sens%C3%ADveis%20%C3%A0%20a%C3%A7%C3%A3o%20dela.

https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-gestantes-com-diabetes/

https://clubedodiabetes.com/2019/02/cuidados-para-uma-gravida-diabetica/

https://gliconline.net/gravidez-diabetes/

https://blog.partmedsaude.com.br/diabetes-7-cuidados-para-quem-convive-com-essa-doenca/

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/31973-diabetes-5-duvidas-sobre-problemas-de-pele-ligados-a-doenca

99 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram