google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Diabetes Mody: Entenda o que é esse tipo raro de diabetes



Existem alguns tipos de diabetes, como o tipo 1, o tipo 2 e o emocional. Nesse artigo, em especial, nós vamos falar sobre um tipo raro e que pode gerar bastante dúvida sobre o que se trata, como é diagnosticado e qual é de fato a diferença desse tipo específico para outros. Vamos aprender mais sobre o diabetes Mody? Informação nunca é demais 😊


O que é diabetes Mody?


Mody vem da sigla em inglês Maturity-Onset Diabetes of the Young, que, em tradução livre significa “diabetes de início precoce”. Esse tipo de diabetes é o mais raro da doença, atingindo cerca de 2% a 5% dos diabéticos.


É importante destacar que no diabetes tipo Mody a produção ou a eficiência da insulina no corpo é prejudicada por causa de mutações genéticas que são passadas de pais para filhos. Para que se tenha uma ideia melhor: se apenas um dos pais tiver a mutação, existe 50% de chances de o filho apresentar a mutação ao nascer e 95% de desenvolver diabetes.


Geralmente, as pessoas que apresentam diabetes Mody tem o seguinte perfil: um dos pais tem diabetes, há casos de diabetes na família há pelo menos duas gerações, foram diagnosticadas com menos de 25 anos e não precisam necessariamente fazer uso da insulina.


Quais são os sintomas?


Na maioria dos casos, o sintoma mais característico do diabetes mody é a hiperglicemia, ou seja, o excesso de açúcar no sangue, e esse quadro pode levar a outros sintomas mais populares do diabetes. Assim sendo, é frequente o diagnóstico incorreto do diabetes mody e que ele seja tratado como diabetes tipo 1 ou 2.


Mas qual é a diferença entre o Mody e o Diabetes tipo 1 ou 2?


O mody é o único tipo de diabetes de origem genética e, como falamos anteriormente, é comum que ele seja diagnosticado como diabetes tipo 1 ou 2, já que apresenta sintomas parecidos.


Diagnóstico e Tratamento


Para o diagnóstico do diabetes mody é realizado uma análise genético-molecular, que poderá indicar o tratamento mais adequado, o curso clínico da doença e um aconselhamento genético. Tal investigação é super necessária, já que se trata de uma doença hereditária e que afeta gerações. Entretanto, como os sintomas do diabetes mody podem se apresentar de forma branda, muitas vezes esse tipo de diabetes acaba sendo diagnosticado em exames de rotina.


Já em relação ao tratamento, vale dizer que não existe um que seja indicado para todos os pacientes de uma maneira geral, pois depende do tipo de mutação que causa o mody e existem em torno de 10 variações desse diabetes que são reconhecidos. É necessário que sejam avaliadas pelo médico características individuais para que o melhor tratamento seja indicado, que pode ser uso de medicamentos, uso de insulina ou até mesmo mudança na alimentação.


Vamos falar sobre diabetes e gravidez? Essa é uma preocupação bastante comum e que gera dúvidas, mitos e muitas incertezas!



Fontes:

https://www.alert-online.com/br/news/health-portal/forma-rara-da-diabetes-necessita-de-tratamento-alternativo

http://farmadia.com.br/2017/07/13/o-que-e-diabetes-mody/

https://blog.supersaudavelshopping.com.br/diabetes-tipo-modyatico/

https://adj.org.br/viver-bem/entenda-o-diabetes/outros-tipos-de-diabetes/

https://clubedodiabetes.com/2018/10/conheca-o-diabetes-mody/

https://drasuzanavieira.med.br/2015/02/25/diabetes-monogenico-mody/



154 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram