Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

FDA aprova pâncreas artificial ''Control IQ''.

2020 começou bem! No dia 2 de janeiro saiu a notícia de que a FDA (Food and Drug Administration), havia aprovado o pâncreas artificial Control IQ, fabricado pela empresa Tandem Diabetes Care. Esta é primeira aprovação de um algoritmo interoperável para uso em um sistema de dosagem automatizada de insulina. A tecnologia Control-IQ foi construída com a bomba de insulina t: slim X2 e o monitor de glicose contínuo Dexcom G6 trabalhando em conjunto com a ajuda do algoritmo inovador da Control-IQ.


Os recursos do algoritmo incluem bolus de correção automatizada de insulina para hiperglicemia, além da suspensão da insulina basal, com um sistema de segurança dedicado à hipoglicemia (como o da 640G de suspensão de basal na previsão de hipoglicemia) e controle intensificado durante a noite para atingir 110-120 mg / dL pela manhã. O sistema foi projetado para melhorar gradualmente o tempo no alvo. Nenhum outro circuito fechado híbrido ofereceu bolus de correção automática ou foi capaz de ignorar as calibrações pela ponta de dedo. O sensor Dexcom G6 é considerado um dos mais precisos do mercado atualmente e dispensa calibrações. Pode ser usado por até 10 dias.



Os estudos feitos com essa nova tecnologia revelaram que os usuários experimentaram um aumento no tempo no alvo de 11% (até 71%), traduzindo-se em 2,5 horas adicionais por dia, com glicemias entre 70-180 mg / dl. As hemoglobinas glicadas dos usuários também tiveram uma queda média de 7,4% no início do teste para 7% no final. Os participantes também viram menos tempo no geral em hiperglicemia e hipoglicemia. O IQ Control baseia-se no algoritmo de IQ básico, que foi aprovado pelo FDA ano passado. O QI-basal é um recurso de prevenção de hipoglicemias da bomba t:slim X2 que funciona como a 640G que temos no Brasil. A t:slim X2 usa dados do sensor Dexcom G6 para prever hipoglicemias e suspender a insulina basal e, em seguida, retomar automaticamente a infusão de insulina assim que os níveis de glicose começarem a normalizar. Atualmente, o Tandem está na fase de recrutamento de um estudo pediátrico para o Control-IQ e antecipa a aprovação do FDA para uso em pediatria (6 a 13 anos) até o final do verão de 2020.


Ainda não temos previsão de quando esse sistema chegará ao Brasil. Para isso, é preciso que primeiro a empresa Tandem comece a comercializar suas bombas de insulina no Brasil, e até a data presente, não há rumores de que irá acontecer em 2020.


Fontes: https://beyondtype1.org/fda-approves-control-iq/ https://newsroom.uvahealth.com/2020/01/02/fda-approves-uva-developed-artificial-pancreas/ https://diatribe.org/tandem%E2%80%99s-control-iq-hybrid-closed-loop-algorithm-submitted-fda

448 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram