O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

IPORT: Menos dor, mais conforto! Conheça a nova tecnologia da Medtronic, o i-Port Advance.

Atualizado: Jan 21

No dia 26 de abril, a Medtronic Brasil lançou no SITEC uma nova tecnologia para pacientes que precisam injetar medicamentos de forma subcutânea. Prometi a vocês que escreveria um resumão sobre isso e aqui está. Conheça o i-Port!



Importante ressaltar que este blogpost não recebeu nenhum tipo de patrocínio.




''Em uma pesquisa de pacientes, 98% acha confortável de usar, 99% diz que e mais benéfico do que as injeções e 100% relata que ajuda a diminuir a ansiedade.'' Relato retirado do site da Medtronic.

O que é o i-Port Advance?

O i-Port Advance é um dispositivo para administração direta de fármacos, sem necessidade de injeções.


E como funciona? Do tamanho de uma moeda, o dispositivo fixa na pele com um adesivo. A inovadora aplicação permite a introdução, praticamente indolor, do tubo flexível sob a pele: uma cânula que atua como porta de entrada da medicação no tecido subcutâneo.

Através desta cânula, o número de perfurações cutâneas é reduzido de várias vezes ao dia por uma vez a cada três dias.



Como insiro a cânula no meu subcutâneo?

A porta de injeção avançada do i-Port é fácil de aplicar. Inclui um aplicador integrado, que oferece uma aplicação rápida e praticamente indolor. Apenas um tubo flexível e macio, chamado de cânula, fica sob a pele. Uma vez aplicado, você pode injetar sua medicação através da porta em vez de sua pele (nenhuma medicação é armazenada dentro do dispositivo).





Pra quem é indicado? É importante ressaltar que a terapia é isenta de prescrição médica. É indicado para casos variados e pode ser administrado com canetas e seringas, e para injeções subcutâneas de qualquer medicação prescrita, incluindo a insulina


Quem deve considerar a injeção através do i-Port Advance?

- Aqueles recém diagnosticados com diabetes tipo 1 e não estão prontos para uma bomba.

- Se você tem diabetes tipo 2 e tomar insulina é uma novidade esta é uma ótima maneira de melhorar a transição.

- Qualquer um que experimente os desafios emocionais de agulhadas como medo, ansiedade e estresse.

- É especialmente benéfico para as crianças e seus entes queridos, que costumam ter ansiedade quando é hora de aplicar a insulina.


Por quanto tempo posso usar o i-Port Advance?

Remova e substitua i-Port Advance a cada 72 horas (3 dias) ou após 75 injeções, o que ocorrer primeiro. Após às 72h e/ou 75 aplicações, a membrana que tem dentro do i-port pode ser danificada, correndo o risco de não injetar a dose completa aplicada. Por isso é importante a troca de dispositivo ser feita no tempo indicado pelo fabricante.

Quanto custa?

1 caixa com 10 unidades custará cerca de R$499,00. Se fizer uso contínuo, 1 caixa equivale a 1 mês de i-Port, pois cada unidade dura 3 dias.


Quanto estará disponível para o público comprar?

A previsão é estar disponível para compra em Agosto/2019.


Onde posso comprar?

Será vendido pela Onofre, no site e por telefone. Por enquanto, os interessados devem enviar um e-mail para atendimento.diabetes@medtronic.com

É preciso prescrição médica?

Não precisa, uma vez que o i-Port é apenas uma ''porta'' para a medicação. Você vai permanecer utilizando o medicamento conforme orientação médica e do fabricante do remédio / insulina.


Qual o tamanho da agulha que posso usar no I-Port?

Agulhas de 5mm a 8mm. Agulhas menores menores que 5mm correm o risco de não perfurar a membrana do i-Port completamente, depositando assim a medicação apenas no dispositivo e não no subcutâneo da pessoa. Agulhas maiores que 8mm correm o risco de perfurar o subcutâneo da pessoa.


Qual a diferença para a terapia com Bomba de Insulina?

O i-Port é uma porta para medicação no tratamento de múltiplas doses de insulina, combinando insulina basal e bolus (rápida e lenta). A diferença do tratamento com o uso do i-Port é que ao invés de furar a pele em toda aplicação, você fura a membrana do dispositivo. Já a Bomba de Insulina é uma terapia de infusão contínua de insulina que imita um pâncreas saudável. Você pode conhecer mais sobre a Bomba aqui, aqui e aqui.

Você também pode assistir um vídeo meu e da Dani falando sobre as diferenças do tratamento com Múltiplas Injeções de Insulina e Bombas.


Crianças e idosos podem usar?

Sim <3 Tá liberado!


É à prova d'água?

Sim! A membrana que inserimos a agulha se fecha depois que tiramos a agulha e fica ''vedada'', sem risco de entrar água.


Como o I-Port muda meu tratamento atual de múltiplas injeções por dia?

Se você tem uma média de cinco injeções por dia, pode reduzir de 150 para 10 aplicações por mês! lsso significa 93% menos picadas e muito mais conforto no tratamento. 


Posso aplicar duas insulinas nele? (Rápida + Lenta?) Sim, mas há uma regra: sempre injetar insulina de ação rápida primeiro, esperar uma hora e depois injetar sua insulina de ação prolongada. ''Podem ser utilizadas diferentes insulinas e diferentes medicações no mesmo i-port, com estudos demostrando a eficácia e segurança do uso múltiplas drogas no mesmo i-port. Para outras medicações, é importante ler a bula da medicação e repeitar o tempo de ação da droga antes do uso de outro produto, evitando assim interações medicamentosas.'' Tainá Pizzignacco.




Quais são os locais de aplicação do dispositivo?

São os mesmos locais de aplicação de insulina: abdômen, parte de trás do braço, quadris e lateral externa das coxas.



Ainda precisa fazer rodízio de aplicações?

Sim. É importante fazer o rodízio por que mesmo minimizando a Lipodistrofia por menos lesões mecânicas (inserção da agulha na pele), ainda existe o mecanismo de depósito da medicação no tecido subcutâneo. Rodiziar quer dizer dar tempo ao tecido para que ele se refaça e se recupere antes de receber a medicação novamente.

Qual a grande vantagem do uso do I-Port?

''A vantagem do i-port advance é a redução do número de aplicações que o paciente tem que fazer. Sabemos que a adesão a terapia é um grande problema nas situações crônicas e quando se trata de aplicações com agulhas essa é uma realidade dos pacientes com DM: pular algumas aplicações para evitar o desconforto. Essa é a principal vantagem do I-port advance, permitir uma melhor adesão ao tratamento insulínico, com mais doses de insulina sendo administradas, porém com menos picadas''. Tainá Pizzignacco Será possível a reutilização de agulhas, uma vez que não estarão em contato com a pele? A recomendação da troca de agulhas é feita pelo fabricante da agulha. O que podemos afirmar com o uso do i-port é a redução de lipodistrofias, uma vez que a aplicação repetitiva no subcutâneo não acontece.


Então, o que acharam? Ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo para que eu possa responder você :)

Um beijo,


Biabética




Fontes:

www.medtronic.com

www.instagram.com/somaisumadm1

www.instagram.com/deboabetes


4,713 visualizações

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
Cópia_de_Purple_Tint_Kids'_Fashion_Advic
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?