Natal e diabetes combinam? 5 dicas pra você aproveitar a data sem que ele fique descontrolado!



O Natal é uma época do ano de bastante alegria em que as famílias e amigos se reúnem, e uma data em que a refeição se torna mais abundante, inclusive com alimentos que não são muitos saudáveis.


Em relação a alimentação, é comum que se fale que o Natal é potencialmente perigoso para os diabéticos conseguirem manter a condição sob controle, porém, é importante dizer que isso só se torna verdade em caso de falta de equilíbrio, ou seja, de excessos.


Pensando nisso, nós preparamos 5 dicas para os diabéticos aproveitarem o Natal e os seus pratos típicos! Lembre-se que o perigo está no excesso e que Natal e Diabetes podem combinar sim! 😉


Evite fazer jejum antes da ceia

Não é saudável ignorar refeições antes da ceia ou fazer jejum. Procure seguir a sua rotina alimentar normalmente no dia da ceia do Natal para não ficar com tanta fome quando ela for servida. Além disso, ao seguir a sua rotina alimentar normalmente, é possível comer de forma mais devagar na hora da ceia, o que beneficie a digestão dos alimentos.


Bebida alcoólica apenas de forma moderada

O consumo de bebida alcoólica também precisa de atenção, já que pode piorar alguns sintomas do diabetes, causando hipoglicemia e também aumentando de forma rápida a taxa de açúcar no sangue. Se for beber, não se esqueça da importância de ser de forma moderada, sem excessos.


Atenção a quantidade de proteínas

É comum que as ceias de Natal tenham bastante proteína animal, como lombo, peru e presunto. Por isso, é necessário ficar atento, já que as doses de proteína podem ser transformar em açúcar no sangue e aumentar as taxas de glicose. Por isso, não se esqueça de montar o seu prato de forma equilibrada, contendo, também, legumes, verduras, hortaliças, entre outros.


Meça a glicemia antes e depois de comer

Não deixe as festas de final de ano atrapalharem a sua rotina de cuidados com a saúde. É muito importante medir as taxas de glicose no sangue antes e depois de comer para que se tenha controle da ingestão de gorduras e açúcares.


Coma com moderação

É super importante lembrar que o Natal não é sobre comida, mas sim sobre celebrar com a família e amigos, então aproveite com sabedoria, sem excessos na alimentação. Mantenha as porções que está acostumado a comer no dia a dia, leve em conta a contagem de carboidrato e/ou o valor nutricional dos alimentos. Já na hora da sobremesa, que tal fazer escolhas mais conscientes em relação as porções?


Desejamos um excelente Natal para os nossos seguidores! Que a data seja celebrada com muita união e alegria 😊


Coronavírus e Diabetes: Confira algumas dicas para ajudar os pais a lidarem melhor com o momento atual que estamos vivendo!



FONTES:

https://www.diabetes.org.br/publico/artigos-sobre-diabetes/1235-festas-de-final-de-ano-e-diabetes-combinam

https://centrodeobesidadeediabetes.org.br/noticias/como-aproveitar-as-ceias-das-festas-de-fim-de-ano-sem-exageros/

https://www.diariododiabetes.com.br/diabetes/diabetes-e-festas-de-final-de-ano-como-aproveitar/

https://www.maxipopular.com.br/diabetes-6-dicas-para-curtir-as-festas-de-fim-do-ano/

https://www.abbottbrasil.com.br/imprensa/notas/diabetes-dicas-para-curtir-as-festas-de-fim-do-ano.html

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram