Neuropatia Diabética: dá pra diminuir o risco de desenvolvê-la?

Atualizado: há 3 dias




A neuropatia é a complicação crônica mais comum e também a mais incapacitante do diabetes, sendo a responsável por aproximadamente 2/3 das amputações que não tem como causa acidentes ou fatores externos. O assunto é realmente sério e merece a sua atenção, já que a complicação pode ser silenciosa e evoluir de forma lenta.


Vamos entender um pouco sobre o que é Neuropatia Diabética e como diminuir o risco de desenvolvê-la?

Entendendo o que Neuropatia Diabética

Neuropatia diabética é um distúrbio nervoso causado pelo diabetes mal controlado ao longo dos anos, em que ocorre a degeneração progressiva dos nervos, diminuindo assim a sensibilidade em diversas partes do corpo, como os pés, por exemplo, ou o aumento da sensibilidade a estímulos que não geram qualquer dor, como trocar de roupa.


Em pacientes com diabetes, a Neuropatia Diabética pode se manifestar por diversas razões e entre as mais comuns está o excesso de peso e obesidade, falta de controle do índice glicêmico, doença renal, tempo de diabetes, hipertensão, sedentarismo e tabagismo.


Quais são os sintomas da Neuropatia Diabética?

Os sintomas mais frequentes da Neuropatia Diabética são dores contínuas, sensação de queimadura e ardência, formigamento, dores sem causa aparente, dor excessiva diante de um estimulo pequeno e dor causada por toques que normalmente não seriam dolorosos. Além disso, também é comum que o suor diminua, que a pele fique mais seca e que ocorra diminuição da energia.


É muito importante destacar, mais uma vez, que é comum que pessoas com Neuropatia Diabética não percebam qualquer sintoma por bastante tempo e, por isso, quando o assunto é Neuropatia Diabética, a prevenção é tão significativa.


Evitando a Neuropatia Diabética

Se você é diabético, saiba que com algumas atitudes e mudanças de rotina é possível evitar a Neuropatia Diabética.


Cuide dos seus pés

Examine seus pés e pernas com frequência, cuide das suas unhas, aplique hidratantes quando a pele estiver seca e procure usar calçados confortáveis.


Uma boa dica de hidratante para pernas e pés ressecados é o Cedraflon, pois ele possui uma hidratação muito intensa, prolongada e não deixa a pele úmida, evitando o aparecimento de fungos e bactérias. Ele tem uma tecnologia de absorção imediata com toque seco, além de possuir baixa concentração de ureia, garantindo uma hidratação na medida certa, sem esfoliar a pele, permitindo pés hidratados e sequinhos ao mesmo tempo! Conheça mais a história de cedraflon no site: www.cedraflon.com.br


Controle de forma eficiente a sua glicemia

O controle da glicemia é um dos pontos mais importantes para evitar a Neuropatia Diabética, já que a doença é frequente em pessoas que apresentam níveis altos de açúcar no sangue. Por isso, procure mantê-los controlados e, caso precise de ajuda ou tenha dificuldades, não hesite em procure o seu médico.


Pare de fumar

O tabagismo ajuda a criar acúmulos de gordura nas artérias, bloqueando a circulação o que, consequentemente, reduz o fluxo sanguíneo.


Faça exercícios físicos com regularidade

A atividade física de forma regular é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e também, é claro, evitar o ganho de peso.


Tenha uma alimentação balanceada

Ter uma alimentação balanceada ajuda na sua saúde em geral e não só na prevenção da Neuropatia Diabética. Procure ter uma alimentação rica em fibras e evite o consumo excessivo de carboidratos.


Faça seus exames com regularidade

Para terminar, não se esqueça de manter os seus exames em dia e, caso perceba qualquer alteração no seu corpo, como corte ou ferida que demora para curar, queimação, formigamento ou fraqueza nas mãos e pés, procure o seu médico. Não é sempre que esses sintomas indicam Neuropatia Diabética, mas podem estar sinalizando outros problemas que também precisam de atenção e cuidados médicos.


Você já se sentiu extremamente cansado fisicamente e emocionalmente, em estado de total exaustão? Descubra se é Diabetes Burnout!







0 visualização

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
Cedraflon onde comprar

Inscreva-se para receber conteúdos

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram