Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

O que a quarentena tem nos ensinado em relação ao tratamento do diabetes?


A necessidade de isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19) se mostrou como uma estratégia fundamental para conter a transmissão do vírus. Ficar em casa realmente é uma forma de salvar vidas, mas você já pensou também que esse momento de quarentena tem nos permitido lançar um novo olhar sobre nós mesmos e a enxergar a vida com mais carinho e gratidão?


Em relação ao tratamento do diabetes, esse tempo de quarentena tem me ensinado bastante. Vou dividir com vocês abaixo 4 lições sobre diabetes que a quarentena me ensinou e tem me ensinado.


1º - É possível esperar 15 minutos para aplicar insulina antes das refeições. E não é tão difícil assim.

É comum a gente viver no modo automático, fazer mil coisas ao mesmo tempo e achar que esperar 15 minutos para aplicar insulina antes das refeições é uma eternidade. A quarentena me trouxe mais calma em relação a isso e percebi que esperar esse tempinho é super possível. Além de ajudar no meu controle glicêmico, também contribui para diminuir a ansiedade na hora de se alimentar, fazendo que eu coma apenas o necessário.


2º - Fazer exercícios físicos regulares faz diferença e o fato de estar confinado não é desculpa pra não fazer

Com a quarentena é normal que a gente fique com preguiça e até mesmo desmotivado alguns dias, mas percebi que nos dias que faço exercícios físicos me sinto melhor, mais motivada, mais feliz e com a glicemia mais controlada. Tenho dado mais valor a fazer exercícios físicos regulares, para minha saúde como um todo, até mesmo a mental.


3º - Não desperdiçar alimentos, consumir produtos mais naturais e fazer a própria comida

A quarentena também me trouxe mais consciência dos alimentos que consumo e também a dar mais valor aos produtos, procurando não os desperdiçar. Tenho procurado comer alimentos mais naturais e sempre que possível, eu mesmo preparo as refeições. Por estes motivos, a contagem de carboidratos tem ficado bem mais fácil.


4º - Ter horas a mais no dia e usá-las a meu favor

Pra quem trabalhava fora e perdia 2 ou 3 horas no trânsito, na quarentena, nós ganhamos algumas horas a mais no dia fazendo Home Office e, nesse período tenho tentado usar a meu favor em todos os sentidos, até mesmo para ajudar no tratamento do diabetes.

Aproveito para tomar um solzinho na varanda, fazer yoga e meditação, estudar, fazer exercícios físicos, entre outros. A quarentena me mostrou que fazer pausas também é importante.


Com todas essas lições que a quarentena me deixou e vem me ensinando a cada dia em relação ao tratamento do diabetes, penso que esse momento também pode ser visto como uma oportunidade para muitos em vários aspectos diferentes. Esse tempo de quarentena pode, por exemplo, nos tornar pessoas mais empáticas, que dão mais valor a pequenas coisas da vida, que reclamam menos e que dão mais atenção a si mesmo e ao próximo.


Agora é a sua vez! Me conta o que a quarentena tem te ensinado sobre o tratamento do diabetes e também sobre a vida em geral? Quero muito saber 😊

Nessa quarentena recorra à Telemedicina! Fiz uma lista com diversos profissionais que eu indico! Confira aqui!

75 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram