google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

O que é Diabetes Lada?



Você sabia que existem outros tipos de diabetes além do 1 e do 2? Sim! E um deles é o chamado Diabetes Lada, sigla em inglês que quer dizer latent autoimunne diabets of the adult e que pode ser traduzido como “diabetes latente autoimune do adulto”. Essa doença atinge 2% da população mundial e é mais comum em adultos. Entenda abaixo o que é o chamado Diabetes Lada!


Compreendendo o que é Diabetes Lada

Diabetes Lada é uma doença em que acontece a destruição das células Beta, que são as responsáveis por produzir insulina. Essa destruição acontece, pois, o indivíduo começa a produzir anticorpos anti-GAD, sendo GAD (glutamato descarboxilase) o nome de uma enzima importante para o organismo e que auxilia no funcionamento do pâncreas.


A diferença entre o Diabetes Lada e o Diabetes tipo 1 é que no primeiro a destruição das células Beta acontece de forma mais gradual, sendo possível o controle do diabetes por mais tempo apenas com medicamentos orais.


Já a diferença do Lada e do Diabetes Tipo 2 é que no tratamento do Diabetes Lada a necessidade de incluir insulina no tratamento acontece de forma mais rápida que no Diabetes tipo 2. Portanto, o Diabetes Lada está no meio do caminho entre o Diabetes tipo 1 e o Diabetes tipo 2 e, por este motivo, muitas vezes também é chamado de Diabetes 1.5.


Quem é afetado pelo Diabetes Lada?


O Diabetes Lada é mais comum em adultos menores de 50 anos, com presença de sintomas agudos, índice de massa corporal < 25kg/m2 e com histórico pessoal ou familiar de outras doenças autoimunes.

Os sintomas


Os primeiros sintomas do Diabetes Lada são cansaço constante/cansaço regular depois das refeições, cabeça ausente e fome logo depois da refeição. Com o desenvolvimento da doença e a produção de insulina do organismo sendo afetada, os sintomas incluem:

- Dificuldade em controlar a sede;

- Necessidade frequente de urinar;

- Visão turva;

- Formigamento.


Diagnóstico e Tratamento

Em caso de sintomas, não deixe de procurar o médico para fazer o diagnóstico correto. Ele irá fazer um exame de anticorpos chamado Anti-células Beta, anti GAD. O exame precisa ser feito até mesmo para eliminar a possibilidade de diabetes tipo 1 ou 2. Em exames de pacientes com diabetes tipo 1 dificilmente vai aparecer os anticorpos do tipo Lada, em que os anticorpos GADA são os mais característicos. Já em pacientes com diabetes tipo 2 o perfil metabólico costuma ser melhor do que os com Lada.


O tratamento do diabetes LADA é parecido com o de outros tipos de diabetes, sendo comum que o médico recomende restrição de consumo de calorias, exercícios físicos regulares, antidiabéticos orais e, em certo momento, insulina. É sempre importante dizer que só o médico está apto a tomar decisões clínicas e que cada caso é único.


Todo diabético tem imunidade baixa? É mentira! Vem descobrir o motivo!


186 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram