Fique de Olho Final.png
Noelly 1.png

Qual o melhor chocolate para quem tem diabetes?



A Páscoa está chegando e, nesta data, com os mercados cheios de ovos de páscoa, é comum ficar na dúvida se diabéticos podem ou não comer chocolate. E, se podem, qual o melhor chocolate para quem tem diabetes?


Já foi se o tempo em que Páscoa era uma tortura para os diabéticos. Hoje, com tanta informação se sabe que é possível que os diabéticos consumam chocolates, mas sempre tendo em mente o equilíbrio.


Quanto de chocolate por dia é o recomendado?

A recomendação é que as porções de chocolate não ultrapassem 25g de chocolate (não carboidratos) no período de 24h. A diferença do consumo de chocolate por uma pessoa com diabetes ou não é que, na primeira opção, é necessário que o chocolate esteja dentro da quantidade de carboidratos que o individuo pode consumir por dia, de acordo com seu plano alimentar.


Escolhendo o chocolate que vai ser consumido

Existem diversos tipos de chocolate e a boa notícia é que os diabéticos podem consumir qualquer um deles, desde que, mais uma vez, com equilíbrio.


É necessário ter atenção com os chocolates diets, que embora não possuam açúcares, podem ter quantidade bem parecida de carboidratos da versão tradicional. Portanto, engana-se quem acha que a quantidade de chocolate diet a ser consumida pode ser maior do que a versão tradicional de chocolate, tá? Também é importante destacar que o chocolate diet não ajuda na perda de peso e, que, muitas vezes, a quantidade de calorias e gordura desse chocolate é superior ao dos chocolates não diets.


Portanto, não existe um chocolate ou outro que seja mais indicado para diabéticos, desde que ele esteja dentro de um plano alimentar adequado. Caso você queira fazer uma escolha por um chocolate mais nutritivo, opte pelo amargo ou meio amargo, que é rico em antioxidantes e que pode até mesmo diminuir o risco de doença cardíaca.


Resumindo: O melhor chocolate é aquele que você mais gosta, desde que seja consumido com responsabilidade!


Benefícios do chocolate

O chocolate, consumido de forma equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, sabia? Ele é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, como falamos anteriormente. Além disso, o produto pode melhorar o fluxo sanguíneo das artérias e, em diabéticos tipo 2, o consumo diário de 20g de chocolate amargo por dia, pode ajudar no aumento da sensibilidade à insulina.


Equilíbrio é o segredo

Quando o assunto é diabetes e chocolate, equilíbrio é o grande segredo – como tudo na vida. Se você for diabético e conseguir controlar direitinho a sua glicemia, levando em conta os valores nutricionais do chocolate, você pode sim consumir, de forma balanceada, o chocolate.


Aproveite a páscoa e lembre-se de consumir chocolate, mas sempre com equilíbrio, tá? Não se esqueça de ficar ligada nos seus níveis de açúcar e de praticar atividades físicas regularmente!


Quer dicas de aplicativos para contagem de carboidratos? Confira esse vídeo aqui ;)

929 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram