Quem tem diabetes tem a imunidade baixa?


Como o diabetes é uma doença crônica e ainda sem cura, muitas pessoas ficam preocupadas quando o assunto é sistema imunológico. Mas, será que de fato pessoas diabéticas realmente possuem a imunidade mais baixa e por isso são mais suscetíveis a infecções?


Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre sistema imunológico...

Sistema imunológico é a defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos, como vírus, protozoários, vermes, fungos e bactérias. Como alguns sintomas da imunidade baixa podemos citar: infecções, febre e calafrios, cansaço físico e emocional excessivo, diarreia, náuseas, vômitos, distúrbios emocionais, queda acentuada do cabelo, doenças simples que demoram a passar, infecções recorrentes, entre outros.


Mas, afinal, quem tem diabetes tem a imunidade baixa?

O diabetes é uma doença que realmente pode causar a redução da imunidade, assim como acontece com o HIV, HPV, entre outros. Porém, é muito importante destacar que essa baixa na imunidade não é causada pela diabetes em si, mas assim pela hiperglicemia, ou seja, é o aumento da glicemia que pode causar uma baixa na imunidade.


Portanto, não é todo diabético que possui a imunidade baixa, mas sim aqueles que possuem a condição não controlada, ok? O fator determinante para a imunidade baixa em diabéticos não é a diabetes, mas sim o descontrole da doença. É a chamada variabilidade glicêmica, ou seja, o processo em que a glicemia entra em um processo descontrolado subindo, descendo, subindo e descendo, que produz substâncias que fazem com que a imunidade fique baixa.


Aumentando a imunidade

Além de manter a sua glicemia controlada, também existem alguns hábitos que você pode incluir na sua rotina para garantir que a sua imunidade fique alta.


A prática de exercícios físicos de forma regular é uma delas. Uma boa dica neste caso é escolher algum exercício que você goste, como pilates, aulas de dança, academia, treino funcional, algum esporte, como handebol, futebol ou basquete, corrida ou até simplesmente caminhar. O que importa aqui é se mexer, seja qual for o jeito!


Outra dica para aumentar a sua imunidade é prestar atenção na sua alimentação. Será que ela está nutritiva ou será que você está consumindo açúcares e carboidratos, por exemplo, em quantidade excessiva? Existem alguns alimentos que podem ser aliados para que a sua imunidade fique alta, como castanha do pará, peixe, espinafre, cenoura, entre outros.


É super importante também ficar atento aos sintomas da baixa imunidade, como infecções frequentes. Caso você perceba que a sua imunidade pode estar comprometida, não deixe de procurar o seu médico para realizar exames de sangue e assim conseguir fazer uma avaliação precisa das suas células de defesa.


Para terminar, também queremos lembrar da importância da saúde mental quando se trata de imunidade. Situações de estresse extremo e ansiedade podem realmente causar uma baixa na imunidade, deixando o nosso organismo menos protegido. Dê muita atenção a como você anda se sentindo e mais uma vez, não deixe de procurar ajuda se for necessário.

Clique aqui e confira algumas dicas para economizar com diabetes de forma simples e muito prática!

0 visualização

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
Cedraflon onde comprar

Inscreva-se para receber conteúdos

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram