google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Saúde mental e diabetes: aprenda maneiras de quebrar o hábito de padrões de pensamentos negativos


O diabetes é uma condição ininterrupta, ou seja, é necessário cuidados e decisões diárias para que a mesma fique controlada e equilibrada. Cansa? As vezes sim. Desanima? As vezes sim. Existem dias ruins? As vezes sim. A verdade é que existem dias nublados para quem tem diabetes e, por isso, é super necessário que a gente consiga trabalhar a nossa saúde mental para que esses dias sejam passageiros.


Em relação à saúde mental, você já parou para perceber como andam seus pensamentos? Como nossos pensamentos ajudam a determinar nossos comportamentos nos mais diferentes âmbitos da vida, é necessário perceber se você não está repetindo pensamentos negativos que estejam influenciando na sua saúde, no diabetes e também em outras áreas da sua vida.


Ninguém tá falando que você precisa ser positivo sempre, tá?


É bacana dizer que ninguém precisa ser sempre positivo e ter pensamentos positivos, ok? O pensamento negativo, muitas vezes, é uma maneira de nos prepararmos para o pior e para situações emergenciais. O que queremos dizer é que a repetição de pensamentos negativos sobre o diabetes pode virar um hábito e acabar atrapalhando a sua saúde mental e o seu controle da condição.


Pensamentos negativos como “Nunca vou conseguir ter uma alimentação saudável” podem ser substituídos, por exemplo, por “Estou tentando ter uma alimentação saudável, hoje posso ter pisado na bola, mas continuo acreditando no meu processo gradual”. Percebeu como tudo muda com essa alteração de pensamento? Você cria um ambiente dentro de si mesmo mais saudável e em que acredita que vai ter progresso, mesmo que seja mais gradual e que precise recomeçar quantas vezes forem necessárias.


Como posso quebrar padrões de pensamentos negativos?


A tarefa de quebrar padrões de pensamentos negativos pode realmente trazer mais bem-estar e leveza para os seus dias, inclusive para os que você não está tão bem, seja em relação ao diabetes ou qualquer outro motivo.


Abaixo, confira quatro dicas para começar hoje mesmo a quebrar padrões negativos de pensamento!


Reconheça os seus pensamentos

Pense sobre você e como andam seus pensamentos atuais. Com que frequência você diz, por exemplo, frases como “Eu odeio o diabetes”, “Eu não consigo controlar o diabetes” ou “Eu nunca vou conseguir perder peso”? Seja sincero com você mesmo, a escolha de quais pensamentos você se entrega é realmente sua e o inicio da mudança começa reconhecendo quais são eles.


Verifique a sua auto sabotagem

Ao entender melhor quais são os seus hábitos de pensamentos negativos, não deixe também de se perguntar se você não está se auto sabotando. Será que você é realmente tão ruim no controle do diabetes como vive dizendo e repetindo para si mesmo?


Analise alguns fatores a sua volta

As redes sociais, assim como amigos e família, podem ter uma grande influencia nos seus pensamentos. Você vive cercada de pessoas negativas? Tristes? Inseguras? Que te deixam para baixo? E nas redes sociais, você segue perfis inspiradores ou que fazem você se sentir incapaz e com uma vida inferior?


Perceba os ambientes e as pessoas a sua volta e, se possível tente se cercar de pessoas mais positivas, pois isso com certeza vai ajudar a mudar o seu padrão de pensamentos negativos.


Seja grato

Pode parecer clichê, mas a gratidão é uma das coisas que mais podem ajudar a quebrar padrões de pensamentos negativos, já que te lembra o quanto você tem coisas boas na sua vida para agradecer e o quanto outras coisas pelos quais você vem afetando a sua saúde mental são totalmente administráveis. Que tal criar um diário da gratidão? Ele pode ajudar nos dias cinzas do diabetes e também na sua saúde mental em geral.


Você sabe quais são as indicações e contraindicações da bomba de insulina? Clique para saber mais!



Fontes:

https://insulinnation.com/living/how-to-break-your-habit-of-negative-thinking-patterns/

https://afelicidade.org/acoes/desintoxique-se-dos-padroes-negativos-de-pensamento/

https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2019/05/06/noticias-saude,245437/sentimentos-e-pensamentos-negativos-podem-levar-o-corpo-a-adoecer.shtml

https://vivercomprosperidade.com/pensamentos-negativos/


99 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram