Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose #façaQTFplus #JuntosSomosPlus

A tuberculose, apesar de ser uma doença milenar e também dos avanços da medicina, ainda é uma conformidade que realmente mata e que precisa bastante da nossa atenção.
Para que você tenha uma ideia melhor da gravidade: a tuberculose infectou 10 milhões de pessoas em todo o mundo e levou a óbito 1,2 milhões, somente em 2019, segundo Relatório Global da Tuberculose 2020.
Devido aos números elevados, a Organização Mundial de Saúde criou em 2018 a campanha global “Unidos para acabar com a Tuberculose”, que tem como missão unir os países com maior incidência da doença e também a prática de ações que visam prevenir, diagnosticar e tratar a tuberculose, com o objetivo de que ela seja erradicada de vez até 2030. Muito bacana, né?
Aqui no Brasil, país que integra a lista dos 30 países que concentram 90% de todos os casos de tuberculose no mundo, a colaboração para a campanha será a criação da “Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose”, que tem inicio no dia 24 de março – Dia Mundial da Tuberculose – e se estende até 31 do mesmo mês.
Como o Dia Mundial da Tuberculose está se aproximando, assim como a campanha brasileira, quero aproveitar para te contar melhor sobre a tuberculose, o que é, seus sintomas, tratamento e também como se prevenir. Quem vem comigo? Ajude também a divulgar a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 😊 Vamos juntos conscientizar cada vez mais pessoas e fazer uma corrente de informação para ajudar a erradicar essa doença até 2030 ♥
O que é tuberculose?
Tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycrobacterium tuberculosis, que também é conhecida como bacilo de Koch.
Apesar dessa doença atingir tradicionalmente o pulmão, ela também pode afetar outros órgãos, como os ossos, dependendo da gravidade. É importante destacar, também, que muitas pessoas podem ser incubadoras da doença e nunca apresentarem sintomas da mesma.
A transmissão da tuberculose se dá pelo ar, sendo as gotículas de saliva do paciente infectado durante a tosse ou o espirro as principais formas de contágio.
Sintomas da Tuberculose
– Tosse forte e frequente por mais de duas semanas; – Expelimento de catarro; – Catarro com a presença de sangue; – Febre; – Dor no peito; – Falta de ar; – Cansaço; – Perda de apetite – Rouquidão.
A tuberculose tem cura
É muito relevante dizer que a tuberculose, apesar de ser uma doença grave, pode ser curada em 75% dos casos. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de três medicamentos diferentes que precisam ser tomados conforme prescrição médica por um período de até 3 meses.
Como a tuberculose é uma doença tratável e curável, o diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes, sendo uma das maneiras mais efetivas de evitar a transmissão e de erradicar a doença. Vale destacar que entre os métodos mais eficientes para diagnosticar a tuberculose latente está o teste IGRA QuantiFeron - TB Gold Plus, um exame com resultado rápido e preciso, e que requer apenas uma coleta de sangue e uma visita ao médico.
Prevenção
Entre as medidas individuais e coletivas para a prevenção da tuberculose, podemos citar:
- Imunização das crianças com a vacina BCG (logo após o nascimento ou no máximo até 5 anos de idade);
- Evitar aglomerações ou ambientes fechados;
- Manter os ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar;
- Evitar contato direto com pessoas infectadas na primeira fase da doença (em que ela ainda é contagiosa);
- Manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios regulares.
Fontes:
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tuberculose