google.com, pub-9214716039940352, DIRECT, f08c47fec0942fa0

1/4

Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose #façaQTFplus #JuntosSomosPlus



A tuberculose, apesar de ser uma doença milenar e também dos avanços da medicina, ainda é uma conformidade que realmente mata e que precisa bastante da nossa atenção.

Para que você tenha uma ideia melhor da gravidade: a tuberculose infectou 10 milhões de pessoas em todo o mundo e levou a óbito 1,2 milhões, somente em 2019, segundo Relatório Global da Tuberculose 2020.


Devido aos números elevados, a Organização Mundial de Saúde criou em 2018 a campanha global “Unidos para acabar com a Tuberculose”, que tem como missão unir os países com maior incidência da doença e também a prática de ações que visam prevenir, diagnosticar e tratar a tuberculose, com o objetivo de que ela seja erradicada de vez até 2030. Muito bacana, né?


Aqui no Brasil, país que integra a lista dos 30 países que concentram 90% de todos os casos de tuberculose no mundo, a colaboração para a campanha será a criação da “Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose”, que tem inicio no dia 24 de março – Dia Mundial da Tuberculose – e se estende até 31 do mesmo mês.


Como o Dia Mundial da Tuberculose está se aproximando, assim como a campanha brasileira, quero aproveitar para te contar melhor sobre a tuberculose, o que é, seus sintomas, tratamento e também como se prevenir. Quem vem comigo? Ajude também a divulgar a Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 😊 Vamos juntos conscientizar cada vez mais pessoas e fazer uma corrente de informação para ajudar a erradicar essa doença até 2030 ♥


O que é tuberculose?


Tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycrobacterium tuberculosis, que também é conhecida como bacilo de Koch.


Apesar dessa doença atingir tradicionalmente o pulmão, ela também pode afetar outros órgãos, como os ossos, dependendo da gravidade. É importante destacar, também, que muitas pessoas podem ser incubadoras da doença e nunca apresentarem sintomas da mesma.


A transmissão da tuberculose se dá pelo ar, sendo as gotículas de saliva do paciente infectado durante a tosse ou o espirro as principais formas de contágio.


Sintomas da Tuberculose


– Tosse forte e frequente por mais de duas semanas; – Expelimento de catarro; – Catarro com a presença de sangue; – Febre; – Dor no peito; – Falta de ar; – Cansaço; – Perda de apetite – Rouquidão.


A tuberculose tem cura


É muito relevante dizer que a tuberculose, apesar de ser uma doença grave, pode ser curada em 75% dos casos. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de três medicamentos diferentes que precisam ser tomados conforme prescrição médica por um período de até 3 meses.


Como a tuberculose é uma doença tratável e curável, o diagnóstico e o tratamento precoces são muito importantes, sendo uma das maneiras mais efetivas de evitar a transmissão e de erradicar a doença. Vale destacar que entre os métodos mais eficientes para diagnosticar a tuberculose latente está o teste IGRA QuantiFeron - TB Gold Plus, um exame com resultado rápido e preciso, e que requer apenas uma coleta de sangue e uma visita ao médico.


Prevenção


Entre as medidas individuais e coletivas para a prevenção da tuberculose, podemos citar:


- Imunização das crianças com a vacina BCG (logo após o nascimento ou no máximo até 5 anos de idade);

- Evitar aglomerações ou ambientes fechados;

- Manter os ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar;

- Evitar contato direto com pessoas infectadas na primeira fase da doença (em que ela ainda é contagiosa);

- Manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios regulares.


Você sabe o que é diabulimia e quais são os seus perigos? Clica para entender melhor do que se trata e como o apoio psicológico pode ajudar bastante!



Fontes:

https://medprev.online/blog/doencas/tuberculose-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-diagnostico-prevencao/

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/tuberculose

https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/tuberculose/#:~:text=A%20tuberculose%20pulmonar%20%C3%A9%20a,15%20kg%20em%20algumas%20semanas.







13 visualizações
blog%20biabetica_edited.jpg

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram