Um vírus pode desencadear diabetes tipo 1 ou outras doenças autoimunes?


Estamos vivendo um momento de pandemia em que muitas vezes a gente se sente desconfortável e até mesmo inseguro, não é mesmo? Junto com o novo coronavírus vieram uma série de questionamentos relacionadas ao assunto “vírus”e ,pensando exatamente no momento atual e o quanto é importante termos informações de qualidades, resolvemos criar esse artigo com um questão que tem gerado bastante dúvida: será que um vírus pode acelerar ou desencadear o desenvolvimento do diabetes tipo 1 ou outras doenças autoimunes? Vamos te explicar tudinho!


Entendendo o que é uma doença autoimune

Antes de mais nada, vamos entender o que é doença autoimune, tá? Doenças autoimunes são caracterizadas pela condição em que o sistema imunológico (responsável pela defesa do nosso organismo contra agentes externos como vírus e bactérias) volta contra si mesmo. Assim sendo, os órgãos e os tecidos do nosso corpo passam a ser atacados, já que são reconhecidos como agentes externos. O que acontece, portanto, é uma autoagressão do sistema imunológico, causada por sua desorientação.


Existem diversos tipos de doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla, vitiligo, psoríase, anemia hemolítica, doença celíaca, doença de Crohn, entre outros.


É possível que uma doença autoimune seja desencadeada ou acelerada por um vírus?

Os fatores que desencadeiam as doenças autoimunes são bastante estudados, mas esse é um campo que ainda precisa ser bastante explorado para que se tenham conclusões mais precisas. Porém, o que se sabe é que existem alguns pacientes já com relativa predisposição genética para o desenvolvimento de doenças autoimunes e que, quando algum fator desencadeante é acionado, o quadro da doença autoimune se manifesta. Nessa lista estão os vírus, a microbiota intestinal, hormônios, toxinas, medicamentos e até mesmo fatores nutricionais, ansiedade e estresse.


Portanto, o vírus pode sim ser um gatilho desencadeador ou acelerador do desenvolvimento de doenças autoimunes, como o diabetes tipo 1, mas, segundo estudos, somente em pessoas que já tenham predisposição genética para desenvolvê-las.


Coronavírus e Diabetes

Li recentemente um artigo escrito na revista Galilleu a respeito de uma carta que vários acadêmicos de todo o mundo enviaram para o periódico acadêmico inglês New England Jornal of Medicine e gostaria de compartilhar com vocês. Segundo a pesquisa, que ainda está em curso, o Covid-19 não é somente um risco para diabéticos, mas também um fator desencadeante. Na pesquisa, se fala que o coronavírus perturba a função celular normal e que pode levar a anormalidades nas vias que mantêm a glicose no sangue por meio da secreção de insulina.


É muito importante citar que esse é um estudo da área em curso e que ainda não há qualquer conclusão precisa de que o Covid-19 pode desencadear o diabetes. O que se está sendo feito por esses pesquisadores no momento é o levantamento de um banco de dados para registrar possíveis casos de diabetes que foram desenvolvidos pelo novo coronavírus.


Setembro é o mês da prevenção ao suicídio. Vamos entender um pouco mais sobre depressão e como ela se relaciona com o diabetes?

Fontes: Revista Galilleu https://www.nejm.org/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5571740/

211 visualizações

Bia é empresária, formada em Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram