f7afb2e656d376975aeaf25bb615335c03531317

Vegetarianismo e Veganismo com Diabetes



Uma dieta sem proteína animal pode ajudar no tratamento do diabetes?

O que você precisa saber antes de ler esse artigo:

- Vegetariano(a) – Individuo que não consome carne (vermelha, frango ou peixe);

- Vegano(a) - Individuo que não consome nenhum produto de origem animal, como leite, ovos e mel.


O número de vegetarianos e veganos em todo o mundo têm aumentado de forma significativa com o passar dos anos. Para se ter uma idéia melhor, em seis anos, o número de pessoas vegetarianas no Brasil quase dobrou e, uma pesquisa realizada pelo Ibope no inicio de 2019, apontou que 14% da população brasileira já é vegetariana.


Provavelmente são os benefícios que são percebidos ao longo de uma dieta sem proteína animal que estão fazendo com que 64% da população brasileira, segundo pesquisa do DataFolha de 2017, queiram diminuir o consumo de carne. Mas será que para diabéticos, uma dieta sem proteína animal pode ser interessante? De acordo com diversos estudos a resposta é positiva. Vamos entender um pouquinho mais?


Uma dieta sem proteína animal oferece diversos benefícios, como diminuição do risco de insuficiência renal, melhoria no controle do peso, mais energia, melhoria na digestão, melhoria na qualidade do sono, entre outros. Em relação aos diabéticos, essa dieta ainda pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e, conseqüentemente, auxiliar no controle glicêmico. Além disso, como a dieta vegetariana/vegana ajuda no controle do peso, ela também ajudar a evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2.


A melhor forma de entender a relação entre diabetes e dieta vegetariana/vegana é analisar estudos feitos recentemente sobre o tema. Vamos nessa!


  • De acordo com o LiveKindly, a American Diabetes Association afirma que uma dieta vegetariana é uma das principais formas de conter o aparecimento e os efeitos do diabetes tipo 2;

  • Em estudo recente publicado no The American Journal of Clinic Nutrition foi descoberto que uma pessoa tem uma chance em cada três de desenvolver diabetes tipo 2 ao escolher por comer carne vermelha;

  • Um estudo da Harvard School of Public Health descobriu que uma porção diária de 100g de carne vermelha não processada aumentou em 19% o risco de diabetes tipo 2;

  • Em um estudo realizado por pesquisadores do Comitê dos Médicos para uma Medicina Responsável (EUA), foi apontado que pessoas que aderem a uma dieta sem carne e lacticínios têm uma melhora na sensibilidade à ação de insulina. Além disso, também foi visto que a dieta consegue turbinar a ação das células beta pâncreas, que são as produtoras de insulina;


Visto tantos estudos de instituições renomadas, é possível perceber que o vegetarianismo/veganismo pode, de fato, ser um aliado no tratamento do diabetes tipo 1 e também usado como forma de prevenir o diabetes tipos 2, além de outras doenças, como as cardiovasculares e até mesmo o câncer. A comida é, sem dúvidas, um remédio e a natureza consegue nos oferecer tudo o que necessitamos para ter uma boa saúde, né?

Vale dizer, ainda, que uma dieta vegana/vegetariana também é uma escolha ética, já que poupa a vida dos animais, o que, com certeza, deixa a nossa alma e mente mais leve e tranqüila.


Tenho diabetes e quero começar uma dieta vegana/vegetariana. O que devo fazer?

Caso você seja diabético e queira virar vegano ou vegetariano, o primeiro passo que deve ser tomado é procurar um nutricionista e também conversar com o médico que você visita regularmente. A dieta vegana/vegetariana precisa ser equilibrada e conter todos os nutrientes dos quais o seu organismo necessita, ok? Se a dieta for pobre, é até possível que se desenvolva anemia ou outras complicações. Torne-se vegano/vegetariano com consciência e responsabilidade!

0 visualização

Bia é Relações Públicas, estuda Biomedicina e convive com diabetes tipo 1 desde os 6 anos. Em 2015, criou o Biabética para incentivar pessoas com diabetes a verem a vida doce de forma mais leve e positiva.

Melhor blogue de diabetes tipo 1 2019
WhatsApp Image 2020-02-13 at 16.09.08.jp
winsocial_980x120_v02_bia (1).jpg

Quer receber novidades da Biabética?

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação.
 

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram